METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA

Code: 230212173
21
0
Título

METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA

Autores(as):
  • Marcela Vieira Pereira Mafra

    MAFRA, M.V.P.

  • Danielle Mariam Araújo Dos Santos

    SANTOS, D. M.A.

  • Francilene Sales Da Conceição

    CONCEIÇÃO, F.S.

DOI
10.37885/230212173
Publicado em

31/03/2023

Páginas

213-232

Capítulo

13

Resumo

Estudar Geografia é compreender o mundo em que se vive, para isso os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocino geográfico. Para auxiliar nesse processo de ensino-aprendizagem, faz-se necessário a utilização de metodologias ativas e criativas que despertem o interesse, motivação e a participação dos alunos nas aulas. Portanto, o objetivo deste artigo é relacionar como as metodologias ativas podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, identificando práticas pedagógicas que superem as abordagens educacionais centradas no professor, voltadas para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa de caráter explicativo. Portanto, são apresentadas algumas estratégias de metodologias ativas que foram testadas na sala de aula e são possíveis de serem replicadas em escolas que não dispõem de recursos tecnológicos, considerando os contextos e a cultura das escolas na Amazônia.

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Metodologias Ativas, Raciocínio Geográfico, Amazônia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.