METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOB OS OLHARES DISCENTES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOB O OLHAR DISCENTE.

Code: 240115420
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Título

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOB OS OLHARES DISCENTES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOB O OLHAR DISCENTE.

Autores(as):
  • Luiz Eduardo Oliveira Matos

    Matos, Luiz Eduardo Oliveira

  • Márcia Schott

    Schott, Márcia

  • Renata Jardim

    Jardim, Renata

DOI
10.37885/240115420
Publicado em

01/03/2024

Páginas

22-42

Capítulo

2

Resumo

Objetivo: objetivou-se investigar as Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) sob a percepção de discentes da área da saúde. Métodos: Tratou-se de estudo transversal, com abordagem descritiva, realizado por meio de questionários semiestruturados distribuídos a estudantes de oito cursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de Lagarto, de fevereiro de 2018 a junho de 2019. Os dados foram analisados de forma descritiva por meio do software Excel (Microsoft®) e STATA. Resultados: Participaram desta pesquisa 412 (25%) discentes, 42,5% (n=175) estava no ciclo comum/básico (I ciclo). Quanto a satisfação com o ensino, 77% (n=317) dos estudantes relataram que ao menos um dos módulos com MAEA deveria ter outra metodologia de ensino, e 30,3% (n=122) referiram que provavelmente ou com certeza mudariam de curso; 25,1% (n=102) referiram que provavelmente ou com certeza mudariam de instituição de ensino. Na análise por módulo curricular, o módulo Tutorial que utiliza o Problem Based Learning (PBL) foi apontado como aquele que mais influencia na geração de tensão, ansiedade e estresse. O módulo de PEC baseado na problematização influenciou de forma mais prevalente aspectos de Humanização e Criticidade. Habilidades, módulo mais diverso em MAEA, foi o que apresentou maior prevalência de elevada contribuição para formação profissional. Conclusão: Os resultados demonstraram percepções diversas sobre as MAEA na educação superior indicando a importância de mais estudos sobre as práticas pedagógicas na formação em saúde, e a necessidade de reflexão institucional e docente sobre a aplicabilidade das MAEA.

Palavras-chave

educação superior, sistema de aprendizagem em saúde, aprendizagem baseada em problemas, currículo.

Autor(a) Correspondente
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