METODOLOGIA ATIVA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Code: 230312447
19
0
Título

METODOLOGIA ATIVA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores(as):
  • Pedro Neves

    Neves, P. D. M.

  • Helena Pereira

    Pereira, H. O. S.

DOI
10.37885/230312447
Publicado em

31/05/2023

Páginas

187-205

Capítulo

13

Resumo

Um dos desafios da educação é o de formar sujeitos criativos, críticos e reflexivos, capazes de trabalhar em grupo e de solucionar problemas. Para o sucesso, nesse sentido, o aprendizado ativo é essencial. Destarte, esse estudo apresenta a aplicação de diferentes metodologias ativas no ensino de Geografia em turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental, numa escola da rede municipal de Uberaba/MG, composta por estudantes com diversidades culturais e necessidades educacionais especiais. O objetivo da pesquisa é compreender se tais metodologias potencializam não apenas o ensino-aprendizagem, como também a inclusão dos diferentes sujeitos que encontramos em sala de aula. Percebemos que tais metodologias tiveram êxito, porém com o ensino tradicional, as crianças e jovens não possuem autonomia para um ensino ativo, e isso deve ser atingido ao longo das aplicações dessas metodologias ativas.

Palavras-chave

Metodologias Ativas, Ensino de Geografia, Inclusão escolar.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.