METODOLOGIA ATIVA E A LINGUAGEM PYTHON COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA MATEMÁTICA

Code: 231014773
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Título

METODOLOGIA ATIVA E A LINGUAGEM PYTHON COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Katia Milani Lara Bossi

    Bossi, Katia Milani Lara

  • Juliano Schimiguel

    Schimiguel, Juliano

DOI
10.37885/231014773
Publicado em

01/03/2024

Páginas

91-106

Capítulo

6

Resumo

O presente artigo traz um recorte da dissertação “Aprendizagem baseada em problemas (ABP) como estratégia pedagógica na construção e uso das expressões algébricas por meio da linguagem Python no Ensino Superior” . Foi um estudo de caso aplicado em uma turma de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Ensino Superior. Realizou-se uma pesquisa exploratória com dados quantitativos e qualitativos. Os participantes da pesquisa foram os alunos matriculados no curso de Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas, especificamente na disciplina de Matemática Aplicada no ano de 2020. Foi aplicado uma atividade utilizando a metodologia PBL na qual continha oito etapas realizada em dois encontros. E, ao final os alunos construíram um pequeno software codificado na linguagem Python como solução aos problemas elencados por eles na segunda etapa da atividade. Durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de empregar habilidades analíticas e de avaliação. A iniciativa foi bem aceita e, a presença de uma linguagem de programação gerou reações positivas.

Palavras-chave

Matemática; Metodologias ativas; Linguagem de Programação.

Autor(a) Correspondente
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