MÉTODO DE OTIMIZAÇÃO DE ROTAS INTERMODAIS PARA O TRANSPORTE DA PRODUÇÃO DE SOJA DOS ESTADOS DO PARÁ E DO TOCANTINS
Vitor Hugo Pereira De Oliveira
OLIVEIRA, Vitor Hugo Pereira de
Maisa Sales Gama Tobias
TOBIAS, Maisa Sales Gama
Marcus Pinto Da Costa Da Rocha
ROCHA, Marcus Pinto da Costa da
03/02/2023
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TERRA DO MAR DOCE: CONTRIBUIÇÕES DA ACADEMIA PARA A NAVEGAÇÃO NA AMAZÔNIA
A Região Norte do Brasil tem aumentado a produção de soja, entretanto, é preciso ter infraestrutura competitiva para escoar o que é produzido. Nesse contexto, o presente trabalho analisa alternativas de rotas intermodais utilizando um modelo de otimização. Assim, este estudo, contribui para o planejamento da infraestrutura e para a identificação da melhor solução para escoar a produção de soja no sentido exportação, tendo como caso as regiões situadas nos Estados do Pará e do Tocantins, próximas à hidrovia Araguaia-Tocantins. Dentro das categorias de modelos de programação linear, foram empregados os casos que são aplicados em problemas de transporte e de transbordo. Este modelo teve como objetivo minimizar os custos de transporte dos centros de produção aos portos exportadores através da infraestrutura atual e sob cenários de alternativas intermodais formadas pelos projetos da Ferrovia Paraense e da Hidrovia Araguaia-Tocantins. Os resultados mostraram que os cenários com transporte hidroviário trazem maior benefício, atingindo uma economia total de até 23%. Ademais, o complexo portuário de Vila do Conde expande sua zona de influência, obtendo, assim, um aumento de sua exportação de soja em até 650%. Além disso, as novas rotas reduzem o fluxo nas principais rodovias. Conclui-se, portanto, que as alternativas intermodais favorecem o desenvolvimento dos Estados.
Otimização, Programação Linear, Transporte Intermodal, Exportação de Soja.
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