MERCADOS ANINHADOS: UM ESTUDO NAS FEIRAS LIVRES EM SANTA MARIA/RS
Thiago Kader Rajeh Ibdaiwi
Ibdaiwi, Thiago Kader Rajeh
Miguel Augusto Bauermann Brasil
Brasil, Miguel Augusto Bauermann
Andrea Cristina Dorr
Dorr, Andrea Cristina
Damiana Machado de Almeida
Almeida, Damiana Machado de
29/01/2021
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EXTENSÃO RURAL: PRÁTICAS E PESQUISAS PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR - VOLUME 1
As feiras livres nos últimos anos se consolidaram como um importante mercado para distribuição e comercialização dos produtos provenientes da Agricultura Familiar. Mais do que uma atividade econômica para as famílias, as feiras representam um espaço de valorização do consumidor que recebe produtos com valor agregado e do produtor que busca nesta atividade uma complementação da sua renda ou até a utiliza como principal fonte para prover seu sustento. Os objetivos desta pesquisa foram investigar a reprodução social das famílias rurais através da comercialização dos produtos nas feiras livres da cidade de Santa Maria, localizada na região Central do Estado do RS, e compreender a percepção dos participantes frente as ações e trabalhos desenvolvidos pelos extensionistas rurais. Utilizou-se do método de pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, sob a ótica de um estudo de caso. Participaram da pesquisa 33 feirantes de 3 feiras da cidade, no período de outubro a novembro de 2019. Por sua vez, os resultados demonstram que os feirantes não recebem assessoria técnica no que processo de comercialização e somente no processo de produção, sendo principal fator apresentado, pelos pesquisados, a carência de ações e estratégias voltadas para a comercialização. Conclui-se que há necessidade de ampliar as ações extensionistas, com vistas a expandir as estratégias que atendam aos anseios locais dos feirantes, tais como, implementação de estratégias de diferenciação, com vistas ao aumento de êxito aos feirantes.
Feiras livres, Extensionistas, Agricultura Familiar.
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