MERCADO INSTITUCIONAL, ATER E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO VALE DO RIBEIRA

Code: 220508932
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Título

MERCADO INSTITUCIONAL, ATER E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO VALE DO RIBEIRA

Autores(as):
  • Tiago Tomaz Gomes

  • Lucimar Santiago De Abreu

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220508932
    Publicado em

    14/10/2022

    Páginas

    30-44

    Capítulo

    3

    Resumo

    Em diversos territórios os produtos da agricultura familiar têm dificuldades de inserção nos mercados, entre 2003 e 2015 um conjunto de políticas foi criado visando solucionar essa problemática, as quais foram denominadas mercado institucional de alimentos da agricultura familiar ou PAA e PNAE, também, aplicada à região do Vale do Ribeira (SP). O estudo analisou as percepções de produtores e técnicos, associadas à política de compra institucional, no Vale do Ribeira (SP) e seus impactos sociais. A metodologia foi qualitativa e dialógica, adotou-se os procedimentos: a) avaliação das entrevistas e sistematização; b) devolução ou compartilhamento; c) o conteúdo foi objeto de avaliação entre pesquisadores, agricultores e técnicos, sendo aprofundado. O resultado é fruto de acordo consensual e mostram que a participação dos agricultores familiares em programas de compras institucionais (PAA e PNAE) é uma das soluções para à inclusão social e melhoria das condições de vida e atende requisitos de baixo custo e de fácil aplicabilidade. Contudo, também qualifica as limitações quanto ao alcance do universo social, uma vez que parte dos agricultores familiares não tiveram a oportunidade de participar dos programas devido à falta de compreensão do funcionamento operacional do programa e, à falta de assistência técnica no campo da agroecologia. Finalmente, o projeto comprovou a importância da pesquisa dialógica, e de cunho participativa na direção da pesquisa-ação, como uma das vias para o desenvolvimento de tecnologias sociais. A pesquisa expressou um processo educativo de pesquisa-ação e agroecologia que reconheceu e valorizou a cultura e o conhecimento local.

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    Palavras-chave

    Políticas públicas, Compras institucionais, Pesquisa-ação.

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