MERCADO DO ARTESANATO PRODUZIDO E COMERCIALIZADO NA COMUNIDADE DE JAMARAQUÁ (PA)
Taís Santos
Santos, Taís Conceição dos
Lyvia Rêgo
Rêgo, Lyvia Julienne Sousa
Leonardo Reis
Reis, Leonardo Pequeno
Maia Guimarães
Guimarães, Maria Rosenildes
Naisy Soares
Soares, Naisy Silva
27/04/2023
91-106
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O mercado de artesanatos com Produtos Florestais Não-Madereiros é uma atividade expressiva na economia das famílias de comunidades tradicionais. Nesse trabalho buscou-se realizar uma análise microeconômica (comportamento da renda, da demanda e do preço) dos artesanatos produzidos na comunidade de Jamaraquá no período de 2016 a 2020. Os principais métodos econométricos utilizados foram: a estatística descritiva para caracterização da comercialização, a regressão linear com inclusão de variáveis sazonais dummies para a verificação da sazonalidade, o índice de Gini para determinar a concentração de renda, a Taxa Geométrica de Crescimento. Utilizou-se o software Eviews e o Excel. Quanto a venda, os meses de janeiro, março, julho, agosto, outubro, novembro e dezembro se destacam no favorecimento de venda. Porém, não se observou tendência na renda, no preço e na demanda, mas há sazonalidade na demanda dos artesanatos e variações consideráveis na renda das artesãs. Com esses resultados econômicos do seu empreendimento, as artesãs podem criar estratégias para aumentar a sua rentabilidade, como promover eventos culturais, divulgar seus produtos em plataformas virtuais de compra e venda, e compartilhar com o consumidor a vivencia de confecção dos artesanatos para incremento na renda.
Economia. Artesanatos. Flona Tapajós.
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