MENTALIDADES MATEMÁTICAS: ALGUMAS REFLEXÕES

Code: 231115002
8
0
Título

MENTALIDADES MATEMÁTICAS: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores(as):
  • Delson Pereira Guimarães

    Guimarães, Delson Pereira

  • Igor Valadares De Souza Ferreira

    Ferreira, Igor Valadares de Souza

  • Patrícia Nunes Da Silva

    Silva, Patrícia Nunes Da

  • Davi Da Silva Rosa

    Rosa, Davi da Silva

DOI
10.37885/231115002
Publicado em

30/12/2023

Páginas

90-97

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: analisar e investigar como as ideias sobre mentalidades matemáticas podem ser adaptadas para aplicação em turmas do Ensino Fundamental II. Estamos particularmente interessados no desenvolvimento do senso numérico e de estratégias de representação do conhecimento. Métodos: Em nossa investigação, levaremos em conta as crenças individuais sobre aprendizagem. Elas são classificadas em dois tipos de mentalidades: a fixa e a de crescimento. Estamos também interessados no desenvolvimento da chamada mentalidade matemática. Seu desenvolvimento requer que os alunos percebam a matemática como um conjunto de ideias e relações e entendam que podem pensar sobre as ideias e dar um sentido a elas. Essa percepção só pode ser desenvolvida em ambientes desafiadores e sofisticados que abram espaço para investigação, criatividade e intuição. Resultados: A análise e estudo dos mecanismos de desenvolvimento das mentalidades matemáticas indicou que a seleção e adaptação de atividades para o EFII devem permitir a exploração de vários métodos, rotas e representações, abrir espaço para investigação, permitir a exploração visual e serem desafiadoras e acessíveis. O destaque dado ao senso numérico se deveu a resultados comparativos de desempenho em resolução de problemas. Eles foram superiores nos alunos que usaram o senso numérico. Eles foram capazes de lidar com os problemas de maneira flexível e conceitual. Conclusão: Ninguém nasce sabendo matemática e ninguém nasce sem a capacidade de aprender matemática. A possibilidade de mudança de mentalidade dos alunos de fixa para de crescimento é real e abre caminho para o desenvolvimento de mentalidades matemáticas e de uma aprendizagem de matemática mais significativa.

Palavras-chave

mentalidade de crescimento, mentalidade fixa, mentalidades matemáticas, senso numérico.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.