MENTALIDADES MATEMÁTICAS: ALGUMAS REFLEXÕES
Delson Pereira Guimarães
Guimarães, Delson Pereira
Igor Valadares De Souza Ferreira
Ferreira, Igor Valadares de Souza
Patrícia Nunes Da Silva
Silva, Patrícia Nunes Da
Davi Da Silva Rosa
Rosa, Davi da Silva
30/12/2023
90-97
6
Objetivo: analisar e investigar como as ideias sobre mentalidades matemáticas podem ser adaptadas para aplicação em turmas do Ensino Fundamental II. Estamos particularmente interessados no desenvolvimento do senso numérico e de estratégias de representação do conhecimento. Métodos: Em nossa investigação, levaremos em conta as crenças individuais sobre aprendizagem. Elas são classificadas em dois tipos de mentalidades: a fixa e a de crescimento. Estamos também interessados no desenvolvimento da chamada mentalidade matemática. Seu desenvolvimento requer que os alunos percebam a matemática como um conjunto de ideias e relações e entendam que podem pensar sobre as ideias e dar um sentido a elas. Essa percepção só pode ser desenvolvida em ambientes desafiadores e sofisticados que abram espaço para investigação, criatividade e intuição. Resultados: A análise e estudo dos mecanismos de desenvolvimento das mentalidades matemáticas indicou que a seleção e adaptação de atividades para o EFII devem permitir a exploração de vários métodos, rotas e representações, abrir espaço para investigação, permitir a exploração visual e serem desafiadoras e acessíveis. O destaque dado ao senso numérico se deveu a resultados comparativos de desempenho em resolução de problemas. Eles foram superiores nos alunos que usaram o senso numérico. Eles foram capazes de lidar com os problemas de maneira flexível e conceitual. Conclusão: Ninguém nasce sabendo matemática e ninguém nasce sem a capacidade de aprender matemática. A possibilidade de mudança de mentalidade dos alunos de fixa para de crescimento é real e abre caminho para o desenvolvimento de mentalidades matemáticas e de uma aprendizagem de matemática mais significativa.
mentalidade de crescimento, mentalidade fixa, mentalidades matemáticas, senso numérico.
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