MENTALIDADES MATEMÁTICAS: ALGUMAS REFLEXÕES

Code: 231115002
Downloads
9
Views
112
Compartilhe
Título

MENTALIDADES MATEMÁTICAS: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores(as):
  • Delson Pereira Guimarães

  • Igor Valadares De Souza Ferreira

  • Patrícia Nunes Da Silva

  • Davi Da Silva Rosa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/231115002
    Publicado em

    30/12/2023

    Páginas

    90-97

    Capítulo

    6

    Resumo

    Objetivo: analisar e investigar como as ideias sobre mentalidades matemáticas podem ser adaptadas para aplicação em turmas do Ensino Fundamental II. Estamos particularmente interessados no desenvolvimento do senso numérico e de estratégias de representação do conhecimento. Métodos: Em nossa investigação, levaremos em conta as crenças individuais sobre aprendizagem. Elas são classificadas em dois tipos de mentalidades: a fixa e a de crescimento. Estamos também interessados no desenvolvimento da chamada mentalidade matemática. Seu desenvolvimento requer que os alunos percebam a matemática como um conjunto de ideias e relações e entendam que podem pensar sobre as ideias e dar um sentido a elas. Essa percepção só pode ser desenvolvida em ambientes desafiadores e sofisticados que abram espaço para investigação, criatividade e intuição. Resultados: A análise e estudo dos mecanismos de desenvolvimento das mentalidades matemáticas indicou que a seleção e adaptação de atividades para o EFII devem permitir a exploração de vários métodos, rotas e representações, abrir espaço para investigação, permitir a exploração visual e serem desafiadoras e acessíveis. O destaque dado ao senso numérico se deveu a resultados comparativos de desempenho em resolução de problemas. Eles foram superiores nos alunos que usaram o senso numérico. Eles foram capazes de lidar com os problemas de maneira flexível e conceitual. Conclusão: Ninguém nasce sabendo matemática e ninguém nasce sem a capacidade de aprender matemática. A possibilidade de mudança de mentalidade dos alunos de fixa para de crescimento é real e abre caminho para o desenvolvimento de mentalidades matemáticas e de uma aprendizagem de matemática mais significativa.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    mentalidade de crescimento, mentalidade fixa, mentalidades matemáticas, senso numérico.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar