MENSURAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO SUSTENTÁVEL – MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. PROPOSTA DE PROCEDIMENTO

Code: 220107187
9
4
Título

MENSURAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO SUSTENTÁVEL – MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. PROPOSTA DE PROCEDIMENTO

Autores(as):
  • Alexei Pérez Velázquez

    Pérez Velázquez, Alexei

  • Jorge Laureano Moya Rodríguez

    Moya-Rodríguez, J.L.

  • Ariel Virgilio Claro Ramírez

    Claro--Ramírez, A.V.

DOI
10.37885/220107187
Publicado em

26/02/2022

Páginas

169-186

Capítulo

12

Resumo

A mensuração dos indicadores de desempenho deve prestar atenção à estratégia predeterminada pela gerência e as expetativas de resultado em um período específico. A sustentabilidade como marco de avaliação levanta um cenário de múltiplas dimensões, o que fornece um viés diferenciados ao estudo dos indicadores de desempenho. O objetivo deste capítulo é formular um procedimento que permite chegar a uma teoria de mensuração sobre os indicadores de desempenho. A modelagem de equações estruturais foi considerada como método de solução, o que permite definir as relações matemáticas entre os indicadores de desempenho. Entre os resultados destacáveis se pode citar a proposta de um procedimento que define as variáveis latentes e indicadores medidos como parte do sistema de mensuração do desempenho. Além disso, o modelo é suportado por hipóteses da causalidade entre as variáveis latentes, o que pode definir a relação lineal e grau de confiabilidade e validade do modelo.

Palavras-chave

Medição de desempenho, Sistema de apoio à decisão, Modelação de equações estruturais, Optimização de parâmetros, Teoria da medição.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.