MENOS COM MENOS DÁ MAIS?

Code: 201202584
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Título

MENOS COM MENOS DÁ MAIS?

Autores(as):
  • Rodolfo Masaichi Shintani

    Shintani, Rodolfo Masaichi

  • Rosa Monteiro Paulo

    Paulo, Rosa Monteiro

  • Fabiane Mondini

    Mondini, Fabiane

DOI
10.37885/201202584
Publicado em

04/02/2021

Páginas

545-560

Capítulo

34

Resumo

Objetivo: relatar um minicurso realizado no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática - (ENEM – 2019) no qual foi tratada a multiplicação dos números inteiros. A intenção no minicurso era constituir momentos de diálogo com os participantes, abrindo espaço para analisar o uso de materiais manipulativos, entendido como um recurso de fácil manuseio e exequível para o trabalho em sala de aula e sua potencialidade para a aprendizagem matemática. Métodos: o minicurso foi estruturado em quatro momentos: apresentação da proposta aos participantes e interação, discussões guiadas por referenciais teóricos, atividades práticas e avaliação do minicurso. Resultados: tivemos a efetivação dos objetivos propostos, bem como as contribuições dos participantes para aprimoramento do recurso com indicativos da adoção desse material na sala de aula. Considerações finais: entende-se que o recurso adotado é uma possibilidade de juntos, professor e alunos, explorarem a multiplicação de números inteiros de forma a, por meio da investigação, compreenderem as regras de sinais.

Palavras-chave

Ensino de Matemática. Ábaco dos inteiros. Recursos manipuláveis. Multiplicação dos inteiros.

Autor(a) Correspondente
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