MEMÓRIA DE TRABALHO E SUBTESTE DÍGITOS WISC-III

Code: 220910342
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Título

MEMÓRIA DE TRABALHO E SUBTESTE DÍGITOS WISC-III

Autores(as):
  • Teresa Schoen

  • Arilton Martins Fonseca

  • Márcia Regina Fumagalli Marteleto

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220910342
    Publicado em

    31/10/2022

    Páginas

    142-161

    Capítulo

    8

    Resumo

    Introdução: Nos últimos anos, a Memória de Trabalho (MT) tem sido o foco de uma grande parte das pesquisas teóricas e empíricas na Psicologia cognitiva e na neurociência cognitiva; através de estudos de imagem cerebral, a alta atividade no lobo frontal foi revelada quando esse processador central está trabalhando. A memória de trabalho refere-se ao armazenamento temporário e a manipulação de informações, necessárias para tarefas cognitivas complexas como raciocínio ou compreensão da linguagem. Objetivo: avaliar a função executiva “memória de trabalho” por meio do subteste Dígitos do WISC-III em adolescentes que passaram por avaliação psicológica. Método: Realizou-se uma pesquisa documental, retrospectiva em prontuários clínicos de adolescentes (10 a 16 anos), que passaram por avaliação psicológica em um ambulatório multidisciplinar especializado da Universidade Federal de São Paulo, no período de 2003 a 2019. Resultados: Verificou-se que a média do subteste Dígitos foi 7,67 (valor de referência: 10+3). Observou-se que os adolescentes alcançaram pontuações mais baixas que o valor de referência preconizado pelo manual do WISC-III. Considerações Finais: O subteste Dígitos é uma prova de avaliação rápida e simples, sendo uma importante medida de memória de trabalho. A ordem inversa requer um controle executivo adicional para flexibilidade cognitiva, com manipulação ativa dos estímulos. É importante que sejam interpretadas, tanto o subteste, quanto cada tarefa (OD e OI) separadamente, em especial quando se trata de pacientes com queixas acadêmicas.

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    Palavras-chave

    Adolescente, Memória de trabalho, Subteste Dígitos, WISC-III.

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