MATTHEW LIPMAN E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
Paulo Macedo
MACEDO, Paulo Henrique Vieira de
Maria Silva
SILVA, Maria Beatriz Pereira da Silva
Ana Rodrigues
RODRIGUES, Ana Claudia
Ana Varão
VARÃO, Ana Claudia Almeida
Luiz Rocha
ROCHA, Luiz Paulo Brito
Kedman Silva
SILVA, Kedman Jesus
Antonio Silva
SILVA, Antonio Jakson
Janny Silva
SILVA, Janny Gomes Quixaba
Marlene Paulo
PAULO, Marlene Cardoso da Silva
30/10/2023
90-105
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ENSINO DE FILOSOFIA: CONCEITOS, TRAJETÓRIAS, CAMINHOS E POSSIBILIDADES
O objetivo deste trabalho visa reconhecer as anotações de Matthew Lipman como possibilidades de ensino de Filosofia para crianças na escola. A metodologia utilizada pautou-se na Pesquisa qualitative e bibliográfica com fonte primária em artigos científicos, periódicos, dissertações e livros digitais (e-books) encontrados em banco de dados de grande circulação. Em seguida, foram realizados fichamentos e entrecruzamentos de ideias localizadas nas fontes de pesquisa. Os principais resultados encontrados foram os seguintes: a Filosofia está atrelada ao pensamento; seu ensino no Brasil decorre de muitas lutas e percas; e que as crianças possuem ferramentas cognitivas suficientes para aprender através do diálogo – num ambiente acolhedor e democrático – com aporte filosófico para a descoberta de caminhos mais seguros para desenvolver suas ideias e o pensamento crítico. Portanto, conclui-se que cabe criar um programa curricular adequado ao desenvolvimento de habilidades próprias de uma educação para crianças. Não basta justificar a existência de uma relação entre a criança e a Filosofia; é preciso criar condições para estreitar cada vez mais essa relação que parte do diálogo.
Filosofia, Criança, Matthew Lipman.
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