MATTHEW LIPMAN E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

Code: 230914230
5
0
Título

MATTHEW LIPMAN E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

Autores(as):
  • Paulo Macedo

    MACEDO, Paulo Henrique Vieira de

  • Maria Silva

    SILVA, Maria Beatriz Pereira da Silva

  • Ana Rodrigues

    RODRIGUES, Ana Claudia

  • Ana Varão

    VARÃO, Ana Claudia Almeida

  • Luiz Rocha

    ROCHA, Luiz Paulo Brito

  • Kedman Silva

    SILVA, Kedman Jesus

  • Antonio Silva

    SILVA, Antonio Jakson

  • Janny Silva

    SILVA, Janny Gomes Quixaba

  • Marlene Paulo

    PAULO, Marlene Cardoso da Silva

DOI
10.37885/230914230
Publicado em

30/10/2023

Páginas

90-105

Capítulo

5

Resumo

O objetivo deste trabalho visa reconhecer as anotações de Matthew Lipman como possibilidades de ensino de Filosofia para crianças na escola. A metodologia utilizada pautou-se na Pesquisa qualitative e bibliográfica com fonte primária em artigos científicos, periódicos, dissertações e livros digitais (e-books) encontrados em banco de dados de grande circulação. Em seguida, foram realizados fichamentos e entrecruzamentos de ideias localizadas nas fontes de pesquisa. Os principais resultados encontrados foram os seguintes: a Filosofia está atrelada ao pensamento; seu ensino no Brasil decorre de muitas lutas e percas; e que as crianças possuem ferramentas cognitivas suficientes para aprender através do diálogo – num ambiente acolhedor e democrático – com aporte filosófico para a descoberta de caminhos mais seguros para desenvolver suas ideias e o pensamento crítico. Portanto, conclui-se que cabe criar um programa curricular adequado ao desenvolvimento de habilidades próprias de uma educação para crianças. Não basta justificar a existência de uma relação entre a criança e a Filosofia; é preciso criar condições para estreitar cada vez mais essa relação que parte do diálogo.

Palavras-chave

Filosofia, Criança, Matthew Lipman.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.