MATTHEW LIPMAN E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS



MATTHEW LIPMAN E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
Paulo Macedo
Maria Silva
Ana Rodrigues
Ana Varão
Luiz Rocha
Kedman Silva
Antonio Silva
Janny Silva
Marlene Paulo

30/10/2023
90-105
5
O objetivo deste trabalho visa reconhecer as anotações de Matthew Lipman como possibilidades de ensino de Filosofia para crianças na escola. A metodologia utilizada pautou-se na Pesquisa qualitative e bibliográfica com fonte primária em artigos científicos, periódicos, dissertações e livros digitais (e-books) encontrados em banco de dados de grande circulação. Em seguida, foram realizados fichamentos e entrecruzamentos de ideias localizadas nas fontes de pesquisa. Os principais resultados encontrados foram os seguintes: a Filosofia está atrelada ao pensamento; seu ensino no Brasil decorre de muitas lutas e percas; e que as crianças possuem ferramentas cognitivas suficientes para aprender através do diálogo – num ambiente acolhedor e democrático – com aporte filosófico para a descoberta de caminhos mais seguros para desenvolver suas ideias e o pensamento crítico. Portanto, conclui-se que cabe criar um programa curricular adequado ao desenvolvimento de habilidades próprias de uma educação para crianças. Não basta justificar a existência de uma relação entre a criança e a Filosofia; é preciso criar condições para estreitar cada vez mais essa relação que parte do diálogo.
Ler mais...Filosofia, Criança, Matthew Lipman.
ENSINO DE FILOSOFIA: CONCEITOS, TRAJETÓRIAS, CAMINHOS E POSSIBILIDADES
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