MATRIZES CURRICULARES DE JORNALISMO: UM OLHAR SOBRE CONVERGÊNCIA

Code: 210906170
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Título

MATRIZES CURRICULARES DE JORNALISMO: UM OLHAR SOBRE CONVERGÊNCIA

Autor(a):
  • Laila Diana dos Santos

    Santos, Laila Diana dos

DOI
10.37885/210906170
Publicado em

01/12/2021

Páginas

70-82

Capítulo

6

Resumo

O advento das tecnologias digitais coloca, muitas vezes, a necessidade de modificar os currículos de jornalismo para atender as demandas da convergência. Se, por um lado, o ensino desta área busca acompanhar tais mudanças, por outro, a convergência implica constantes transformações. Neste artigo, foi feita a verificação das matrizes curriculares de quatro faculdades, por meio da análise de conteúdo. A pesquisa permitiu constatar de que não há convergência, a partir da perspectiva aventada por Elias Machado. Assim, demonstrou que as matrizes curriculares apresentam disciplinas que requerem o uso de tecnologias digitais, no entanto, de forma isolada. Por fim, percebe-se que inovação em jornalismo é algo que está profundamente mais intrínseco à sua estrutura do que ao modelo ou formato disponibilizados.

Palavras-chave

Jornalismo, Convergência de mídias, Educação, Formação do jornalista.

Autor(a) Correspondente
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