MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Code: 220408501
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Título

MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores(as):
  • Edléia Aparecida Ferreira de Sousa

    Sousa, Edléia Aparecida Ferreira de

  • Maria do Carmo Vieira Filha

    Vieira Filha, Maria do Carmo

  • Vera Barros Brandão Rodrigues Garcia

    Rodrigues Garcia, Vera Barros Brandão

  • Mário Médice Costa Barbosa

    Barbosa, Mário Médice Costa

DOI
10.37885/220408501
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1078-1096

Capítulo

90

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Este artigo é um recorte de um estudo realizado pela Comissão de Meio Ambiente do IFPA, campus Marabá Industrial, com foco em identificar os entraves aos objetivos propostos na agenda integrada para a sustentabilidade, sendo que esse estudo se baseou em literatura sobre o tema gerador que é a problemática socioambiental. Dentre os instrumentos metodológicos para a obtenção da diagnose, foi utilizada a Matriz SWOT, que é uma sigla originária do inglês e contempla as palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats que são traduzidas para o português como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Entre os vários fatores positivos elencados pela ferramenta utilizada, tanto no campo externo como interno está a legislação Ambiental, assim como as redes socias e a educação Ambiental. Já no campo dos fatores negativos, entre outros, foram elencados a confusão entre os conceitos de gestão e educação Ambiental, o consumismo e a dicotomia ser humano-natureza. Portanto, a utilização da Matriz SWOT como uma ferramenta para executar uma análise de oportunidades e ameaças externas e as forças e fraquezas internas foi extremamente proveitoso, pois sinalizou as situações a curto, médio e longo prazo que podem receber intervenções, permitindo um esboço de gerenciamento de ações, facilitando o planejamento que possa ser executado de forma a maximizar o tempo e ânimo.

Palavras-chave

Diagnose Ambiental, Entraves e potencialidades, Meio ambiente.

Autor(a) Correspondente
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