MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Edléia Aparecida Ferreira de Sousa
Sousa, Edléia Aparecida Ferreira de
Maria do Carmo Vieira Filha
Vieira Filha, Maria do Carmo
Vera Barros Brandão Rodrigues Garcia
Rodrigues Garcia, Vera Barros Brandão
Mário Médice Costa Barbosa
Barbosa, Mário Médice Costa
01/05/2022
1078-1096
90
Este artigo é um recorte de um estudo realizado pela Comissão de Meio Ambiente do IFPA, campus Marabá Industrial, com foco em identificar os entraves aos objetivos propostos na agenda integrada para a sustentabilidade, sendo que esse estudo se baseou em literatura sobre o tema gerador que é a problemática socioambiental. Dentre os instrumentos metodológicos para a obtenção da diagnose, foi utilizada a Matriz SWOT, que é uma sigla originária do inglês e contempla as palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats que são traduzidas para o português como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Entre os vários fatores positivos elencados pela ferramenta utilizada, tanto no campo externo como interno está a legislação Ambiental, assim como as redes socias e a educação Ambiental. Já no campo dos fatores negativos, entre outros, foram elencados a confusão entre os conceitos de gestão e educação Ambiental, o consumismo e a dicotomia ser humano-natureza. Portanto, a utilização da Matriz SWOT como uma ferramenta para executar uma análise de oportunidades e ameaças externas e as forças e fraquezas internas foi extremamente proveitoso, pois sinalizou as situações a curto, médio e longo prazo que podem receber intervenções, permitindo um esboço de gerenciamento de ações, facilitando o planejamento que possa ser executado de forma a maximizar o tempo e ânimo.
Diagnose Ambiental, Entraves e potencialidades, Meio ambiente.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.