MATIX: O TABULEIRO DOS NÚMEROS INTEIROS NA EJA
Elisabet Alfonso Peixoto
Peixoto, Elisabet Alfonso
Ricardo Oliveira Magalhães
Magalhães, Ricardo Oliveira
André Alfonso Peixoto
Peixoto, André Alfonso
Murilo Alfonso Peixoto
Peixoto, Murilo Alfonso
01/03/2024
155-165
10
Para aprender Matemática, faz-se necessário que o discente possa experimentar diferentes metodologias de aprendizagem. Isso exige do professor uma atitude de constante pesquisador em busca de atividades que possam motivar e despertar o interesse de seus alunos. Acredita-se que o jogo didático possa ser uma ferramenta eficaz na condução de uma aprendizagem significativa. Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência a partir da utilização do jogo Matix no processo de ensino-aprendizagem de números inteiros com estudantes da EJA. O tabuleiro foi confeccionado em EVA e as peças com material reciclável. Inicialmente, a turma apresentou dificuldade na execução da dinâmica, porém, no decorrer do jogo, desenvolveu estratégias para a escolha da melhor jogada a ser realizada. Conseguiram entender que precisavam pensar tanto na sua jogada quanto na do colega. A verificação de quem ganhou ou perdeu a partida evoluiu ao longo da atividade. Considera-se que as operações foram realizadas conforme o esperado e que a aprendizagem ocorreu de forma satisfatória. Descreveram, no relatório, as estratégias utilizadas para ganhar o jogo, bem como a alegria que sentiram na execução das partidas. Durante toda a dinâmica, observou-se maior interação entre os estudantes, além de motivação e confiança para realizar as operações.
Jogos didáticos, Matemática, jovens, adultos, estudantes.
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