MATIX: O TABULEIRO DOS NÚMEROS INTEIROS NA EJA

Code: 240115478
2
0
Título

MATIX: O TABULEIRO DOS NÚMEROS INTEIROS NA EJA

Autores(as):
  • Elisabet Alfonso Peixoto

    Peixoto, Elisabet Alfonso

  • Ricardo Oliveira Magalhães

    Magalhães, Ricardo Oliveira

  • André Alfonso Peixoto

    Peixoto, André Alfonso

  • Murilo Alfonso Peixoto

    Peixoto, Murilo Alfonso

DOI
10.37885/240115478
Publicado em

01/03/2024

Páginas

155-165

Capítulo

10

Resumo

Para aprender Matemática, faz-se necessário que o discente possa experimentar diferentes metodologias de aprendizagem. Isso exige do professor uma atitude de constante pesquisador em busca de atividades que possam motivar e despertar o interesse de seus alunos. Acredita-se que o jogo didático possa ser uma ferramenta eficaz na condução de uma aprendizagem significativa. Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência a partir da utilização do jogo Matix no processo de ensino-aprendizagem de números inteiros com estudantes da EJA. O tabuleiro foi confeccionado em EVA e as peças com material reciclável. Inicialmente, a turma apresentou dificuldade na execução da dinâmica, porém, no decorrer do jogo, desenvolveu estratégias para a escolha da melhor jogada a ser realizada. Conseguiram entender que precisavam pensar tanto na sua jogada quanto na do colega. A verificação de quem ganhou ou perdeu a partida evoluiu ao longo da atividade. Considera-se que as operações foram realizadas conforme o esperado e que a aprendizagem ocorreu de forma satisfatória. Descreveram, no relatório, as estratégias utilizadas para ganhar o jogo, bem como a alegria que sentiram na execução das partidas. Durante toda a dinâmica, observou-se maior interação entre os estudantes, além de motivação e confiança para realizar as operações.

Palavras-chave

Jogos didáticos, Matemática, jovens, adultos, estudantes.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.