MATEMÁTICA NA VIDA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Rosana de Andrade Pinto
Pinto, Rosana de Andrade
Ana Carolina Pires Martins
Martins, Ana Carolina Pires
Sara Maria de Paula Carvalhêdo
Carvalhêdo, Sara Maria de Paula
04/02/2021
161-175
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2
O Matemática na Vida é um recurso lúdico-didático que tem a finalidade de proporcionar aos estudantes de Matemática aprendizado e reflexão sobre a importância dessa disciplina como ferramenta básica para o desenvolvimento educacional através da interação social, contextualização, desenvolvimento do raciocínio - lógico e estratégias para o desfecho de situações problemas. É um recurso que visa formas de minimizar as dificuldades dos participantes e maximizar a compreensão destes acerca de funções do 1º grau. A metodologia abordada é a Histórico-cultural em conjunto com a metodologia avaliativa por meio dos critérios: motivação, experiência, aprendizagem e aspectos subjetivos de interação com o jogo. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes percebeu através do jogo a relevância do conteúdo, e as aplicações da matemática no cotidiano. O recurso foi considerado útil para motivar o ensino-aprendizado de matemática, grande parte dos estudantes compreenderam a utilidade do feedback imediato das cartas-resposta, estes consideraram o ritmo e o nível do jogo adequados e foi observada a importância da colaboração social para aprendizagem de conceitos por meio das situações-problema apresentadas. O projeto obteve êxito ao proporcionar aos alunos a experiência matemática em suas rotinas e, desse modo, despertando-os para o caráter pragmático dessa ciência.
Jogo, Médio, Sociocultural, Lúdico, Matemática.
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