MATEMÁTICA NA VIDA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Code: 201202623
27
3
Título

MATEMÁTICA NA VIDA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores(as):
  • Rosana de Andrade Pinto

    Pinto, Rosana de Andrade

  • Ana Carolina Pires Martins

    Martins, Ana Carolina Pires

  • Sara Maria de Paula Carvalhêdo

    Carvalhêdo, Sara Maria de Paula

DOI
10.37885/201202623
Publicado em

04/02/2021

Páginas

161-175

Capítulo

10

Resumo

O Matemática na Vida é um recurso lúdico-didático que tem a finalidade de proporcionar aos estudantes de Matemática aprendizado e reflexão sobre a importância dessa disciplina como ferramenta básica para o desenvolvimento educacional através da interação social, contextualização, desenvolvimento do raciocínio - lógico e estratégias para o desfecho de situações problemas. É um recurso que visa formas de minimizar as dificuldades dos participantes e maximizar a compreensão destes acerca de funções do 1º grau. A metodologia abordada é a Histórico-cultural em conjunto com a metodologia avaliativa por meio dos critérios: motivação, experiência, aprendizagem e aspectos subjetivos de interação com o jogo. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes percebeu através do jogo a relevância do conteúdo, e as aplicações da matemática no cotidiano. O recurso foi considerado útil para motivar o ensino-aprendizado de matemática, grande parte dos estudantes compreenderam a utilidade do feedback imediato das cartas-resposta, estes consideraram o ritmo e o nível do jogo adequados e foi observada a importância da colaboração social para aprendizagem de conceitos por meio das situações-problema apresentadas. O projeto obteve êxito ao proporcionar aos alunos a experiência matemática em suas rotinas e, desse modo, despertando-os para o caráter pragmático dessa ciência.

Palavras-chave

Jogo, Médio, Sociocultural, Lúdico, Matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.