MATEMÁTICA E ARTE: CONEXÕES INTRÍNSECAS ENTRE O RACIONAL E O POÉTICO NO AMBIENTE ESCOLAR

Code: 231115059
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Título

MATEMÁTICA E ARTE: CONEXÕES INTRÍNSECAS ENTRE O RACIONAL E O POÉTICO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores(as):
  • Renato Gomes Machado

    Machado, Renato Gomes

  • Luiz Gonzaga Junior Lapa

    Lapa, Luiz Gonzaga Junior

  • Jodette Guilherme Amorim

    Amorim, Jodette Guilherme

DOI
10.37885/231115059
Publicado em

30/12/2023

Páginas

75-89

Capítulo

5

Resumo

Este trabalho de caráter qualitativo permeou pela integração dos Conteúdos de Matemática e Arte do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, onde foram utilizados conceitos matemáticos aplicáveis na produção artística. Participaram da pesquisa 210 alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Formosa-Goiás. Intenta-se que o aluno possa perceber em uma produção artística os conhecimentos matemáticos. Por meio de um projeto denominado “Isto é Arte”, construiu-se um espaço pedagógico que dialogasse a Arte e a Matemática de modo que o aluno percebesse o elo de ligação entre os dois componentes para a produção de obras apreciáveis. O projeto mostrou que a ligação entre o Conhecimento Matemático não desconecta-se da arte. A coleta de dados se deu a partir das produções dos alunos. Entre outros, os resultados demonstraram que os alunos compreenderam alguns onceitos nas aulas de matemática por meio do contato com a arte.

Palavras-chave

Arte, Matemática, Valorização intelectual.

Autor(a) Correspondente
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