MARKETING E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO QUALIS PERIÓDICOS (1994-2012)

Code: 201001610
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Título

MARKETING E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO QUALIS PERIÓDICOS (1994-2012)

Autores(as):
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti

    Moretti, Sérgio Luiz do Amaral

  • Geraldo Luciano Toledo

    Toledo, Geraldo Luciano

DOI
10.37885/201001610
Publicado em

10/12/2020

Páginas

209-232

Capítulo

11

Resumo

Um campo de pesquisa pode ser qualificado pelas inter-relações entre disciplinas, temas e produção proporcionando o entendimento de sua estrutura, redes de influência, ideias, autores e produtividade. O objetivo dessa pesquisa é avaliar a construção do conhecimento científico nos domínios de Marketing e Sustentabilidade no Brasil. Foi realizado um levantamento de 471 artigos, publicados em 39 periódicos nacionais classificados como A2, B1 e B2 no Qualis da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, versão 2013, no período de 1994 a 2012. Para a análise dos dados foram usadas as abordagens bibliométricas e de redes. Os resultados mostraram que o campo de pesquisa ainda carece de estrutura consistente. Suas bases conceituais e teóricas encontram-se dispersas entre um amplo espectro de autores, cuja maioria trata de questões gerais ou reflete e reproduz teorias e conceitos já consolidados. A análise das redes revelou baixa densidade já que entre os pesquisadores há pouca cooperação. Os resultados obtidos pela análise bibliométrica constataram a existência de uma zona de conforto pela forte assimetria entre as obras mais referenciadas em bases de dados internacionais e as usadas pelas publicações nacionais, não havendo introdução de novas pesquisas. Como contribuição acadêmica central do trabalho destaca-se o levantamento de caráter censitário, já que todos os artigos nos estratos e periódicos mencionados foram analisados. Verificou-se a adequação das referências aos parâmetros propostos pela Lei de Lotka e concluiu-se que as palavras-chaves mais utilizadas não correspondiam aos padrões internacionais assim como às referências utilizadas pelos autores dos artigos.

Palavras-chave

Marketing. Sustentabilidade. Campo de Pesquisa. Análise Bibliométrica. Análise de Redes.

Autor(a) Correspondente
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