MARKETING DIGITAL E A MICROEMPRESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Code: 220308235
26
3
Título

MARKETING DIGITAL E A MICROEMPRESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores(as):
  • Matheus Oliveira Santos

    SANTOS, Matheus Oliveira

  • Weverton de Sá Pessoa

    PESSOA, WEVERTON SÁ

  • Ieso Costa Marques

    Marques, Ieso Costa

DOI
10.37885/220308235
Publicado em

01/05/2022

Páginas

108-118

Capítulo

8

Resumo

O marketing digital se tornou um poderoso e inovador meio de vender produtos ou serviços através da internet, podendo usufruir das oportunidades que as ferramentas digitais disponibilizam aos usuários. O presente trabalho buscou apresentar os conceitos, vantagens, benefícios e principais ferramentas de marketing digital para as microempresas. A escolha do tema como objeto de estudo justifica-se pelo fato de ser um tema atual e responsável pelas mudanças na forma em que as empresas anunciam e vendem seus produtos. O problema de pesquisa que originou o presente estudo foi: Qual a importância do marketing digital para as microempresas do Vale de São Patrício? No sentido de esclarecer o problema, foi decidido o seguinte objetivo geral: mostrar a importância do marketing digital e a utilização de suas ferramentas para as empresas e consumidores que foi acompanhado pelos seguintes objetivos específicos: compreender o perfil dos microempreendedores e suas aderências as ferramentas digitais, identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos microempreendedores para ingressarem no mercado de vendas digitais e levantas as principais ferramentas de marketing que podem ser adotadas por pequenos negócios de forma mais efetiva. Para isso foi utilizada a pesquisa exploratória com a utilização de questionário online, enviados a 104 microempresários do Vale de São Patrício. Por fim os resultados alcançados demonstram que todos os respondentes utilizam algum meio digitais, mas nem todos divulgam seu produto ou serviço nas ferramentas disponíveis. Destacam-se também que há dificuldades em se utilizar os meios digitais para propagar seus produtos ou serviços e que essa inovação será necessária para as empresas que pretendem se manter competitivas no mercado.

Palavras-chave

Marketing, Venda, Meios Digitais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.