MARCOS HISTÓRICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NO BRASIL: INFLUÊNCIAS E PERSPECTIVAS
MARCOS HISTÓRICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NO BRASIL: INFLUÊNCIAS E PERSPECTIVAS
Gilberto Tadeu Reis da Silva
Silvana Lima Vieira
Rosana Maria de Oliveira Silva
Giselle Alves da Silva Teixeira
Elaine Kelly Nery Carneiro-Zunino
Juliana Costa Ribeiro-Barbosa
Juliana Maciel Machado Paiva
Cristiane Costa Reis da Silva
Virginia Crispina de Oliveira Gomes
Ludmila Anjos de Jesus
31/08/2021
215-229
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Objetivo: Descrever as influências dos fatos históricos nos marcos legais da educação técnica em enfermagem brasileira entre 1930 e 2020. Método: Pesquisa documental e histórica, cuja fonte de dados foi obtida através de documentos datados entre 1930 e 2020, disponibilizados pelo Ministério da Educação, bibliografia especializada sobre a história do Brasil e periódicos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: Desde sua concepção, a formação técnica em enfermagem foi fortemente influenciada pelos modelos econômicos vigentes no Brasil. Décadas de movimentos sociais, como a Reforma Sanitária Brasileira e instituição do Sistema Único de Saúde, mobilizaram políticas de recursos humanos e formação visando modificar a concepção da formação técnica mecanicista e fragmentada em prol de uma reflexão e integração à equipe multiprofissional. Conclusão: Apesar dos avanços, as conformações da divisão social do trabalho em enfermagem associada ao modo de produção vigente ainda reforçam preconceitos, opressão e alienação neste nível de formação.
Ler mais...Educação Técnica em Enfermagem, História, Legislação de Enfermagem, Enfermagem.
EDUCAÇÃO, TRABALHO E GESTÃO NA SAÚDE: REFLEXÕES, REFLEXOS E AÇÕES
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