MARCOS HISTÓRICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NO BRASIL: INFLUÊNCIAS E PERSPECTIVAS

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Título

MARCOS HISTÓRICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NO BRASIL: INFLUÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Autores(as):
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva

  • Silvana Lima Vieira

  • Rosana Maria de Oliveira Silva

  • Giselle Alves da Silva Teixeira

  • Elaine Kelly Nery Carneiro-Zunino

  • Juliana Costa Ribeiro-Barbosa

  • Juliana Maciel Machado Paiva

  • Cristiane Costa Reis da Silva

  • Virginia Crispina de Oliveira Gomes

  • Ludmila Anjos de Jesus

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210605029
    Publicado em

    31/08/2021

    Páginas

    215-229

    Capítulo

    13

    Resumo

    Objetivo: Descrever as influências dos fatos históricos nos marcos legais da educação técnica em enfermagem brasileira entre 1930 e 2020. Método: Pesquisa documental e histórica, cuja fonte de dados foi obtida através de documentos datados entre 1930 e 2020, disponibilizados pelo Ministério da Educação, bibliografia especializada sobre a história do Brasil e periódicos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: Desde sua concepção, a formação técnica em enfermagem foi fortemente influenciada pelos modelos econômicos vigentes no Brasil. Décadas de movimentos sociais, como a Reforma Sanitária Brasileira e instituição do Sistema Único de Saúde, mobilizaram políticas de recursos humanos e formação visando modificar a concepção da formação técnica mecanicista e fragmentada em prol de uma reflexão e integração à equipe multiprofissional. Conclusão: Apesar dos avanços, as conformações da divisão social do trabalho em enfermagem associada ao modo de produção vigente ainda reforçam preconceitos, opressão e alienação neste nível de formação.

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    Palavras-chave

    Educação Técnica em Enfermagem, História, Legislação de Enfermagem, Enfermagem.

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