MARCOS HISTÓRICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NO BRASIL: INFLUÊNCIAS E PERSPECTIVAS
Gilberto Tadeu Reis da Silva
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Silvana Lima Vieira
Vieira, Silvana Lima
Rosana Maria de Oliveira Silva
Silva, Rosana Maria de Oliveira
Giselle Alves da Silva Teixeira
Teixeira, Giselle Alves da Silva
Elaine Kelly Nery Carneiro-Zunino
Carneiro-Zunino, Elaine Kelly Nery
Juliana Costa Ribeiro-Barbosa
Ribeiro-Barbosa, Juliana Costa
Juliana Maciel Machado Paiva
Paiva, Juliana Maciel Machado
Cristiane Costa Reis da Silva
Silva, Cristiane Costa Reis da
Virginia Crispina de Oliveira Gomes
Gomes, Virginia Crispina de Oliveira
Ludmila Anjos de Jesus
Jesus, Ludmila Anjos de
31/08/2021
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EDUCAÇÃO, TRABALHO E GESTÃO NA SAÚDE: REFLEXÕES, REFLEXOS E AÇÕES
Objetivo: Descrever as influências dos fatos históricos nos marcos legais da educação técnica em enfermagem brasileira entre 1930 e 2020. Método: Pesquisa documental e histórica, cuja fonte de dados foi obtida através de documentos datados entre 1930 e 2020, disponibilizados pelo Ministério da Educação, bibliografia especializada sobre a história do Brasil e periódicos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: Desde sua concepção, a formação técnica em enfermagem foi fortemente influenciada pelos modelos econômicos vigentes no Brasil. Décadas de movimentos sociais, como a Reforma Sanitária Brasileira e instituição do Sistema Único de Saúde, mobilizaram políticas de recursos humanos e formação visando modificar a concepção da formação técnica mecanicista e fragmentada em prol de uma reflexão e integração à equipe multiprofissional. Conclusão: Apesar dos avanços, as conformações da divisão social do trabalho em enfermagem associada ao modo de produção vigente ainda reforçam preconceitos, opressão e alienação neste nível de formação.
Educação Técnica em Enfermagem, História, Legislação de Enfermagem, Enfermagem.
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