MAQUETE DIDÁTICA FUNCIONAL COMO RECURSO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA SOBRE ELETROMAGNETISMO

Code: 210303781
16
5
Título

MAQUETE DIDÁTICA FUNCIONAL COMO RECURSO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA SOBRE ELETROMAGNETISMO

Autores(as):
  • Roberto da Silva

    Silva, Roberto da

  • Renata Lacerda Caldas

    Caldas, Renata Lacerda

  • Vantelfo Nunes Garcia

    Garcia, Vantelfo Nunes

DOI
10.37885/210303781
Publicado em

02/05/2021

Páginas

197-207

Capítulo

13

Resumo

A conscientização sobre o gasto energético no país deve ser tratada não somente no âmbito social, mas prioritariamente educacional. Um ensino da física eletromagnética pode contribuir para a criticidade e mudanças comportamentais. Neste aspecto, o presente projeto de pesquisa objetivou analisar as contribuições para aprendizagem significativa crítica sobre Eletromagnetismo, de uma sequência didática pautada na utilização de uma Maquete Funcional (MF), numa abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Mais especificamente, pretendeu-se elaborar e aplicar uma sequência didática com uso da maquete e enfoque CTSA; construir MF com materiais de baixo custo para utilização nas aulas de física; montar circuitos eletrônicos com uso do Arduino para a composição tecnológica da maquete; analisar a progressão do conhecimento dos alunos quanto ao racionamento do consumo de energia elétrica, preservação do meio ambiente, conceitos sobre eletromagnetismo; analisar se o uso da MF contribuiu para uma abordagem CTSA, bem como para uma aprendizagem significativa e crítica. A base teórica do trabalho foi a Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) de Marco Antônio Moreira. Metodologicamente, se apropriou das contribuições do enfoque CTSA. A pesquisa teve caráter qualitativo, aplicada no contexto do ensino médio técnico (EMT) de uma instituição pública federal de ensino. Foram instrumentos de coleta de dados mapa mental, mapas conceituais, gravações, observações, questionários e maquete elaborada pelos alunos. A sequência didática elaborada foi aplicada em onze encontros presenciais. Após a análise dos dados, foi encontrado indícios de aprendizagem significativa, bem como destacada criticidade dos sujeitos investigados em relação à aplicação das temáticas estudadas nas aulas de física e sua responsabilidade social, ambiental e tecnológica na sociedade como um todo.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa Crítica, Consumo de Energia Elétrica, Eletromagnetismo.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.