MAPEAMENTO DE PROCESSOS E FALHAS NO FLUXO DE SERVIÇOS: ESTUDO NO SETOR DE CONSTRUÇÃO DAS PLATAFORMAS PETROLEIRAS

Code: 210304029
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Título

MAPEAMENTO DE PROCESSOS E FALHAS NO FLUXO DE SERVIÇOS: ESTUDO NO SETOR DE CONSTRUÇÃO DAS PLATAFORMAS PETROLEIRAS

Autores(as):
  • Errol Fernando Zepka Pereira Junior

    Pereira Junior, Errol Fernando Zepka

  • Luiz Alexandre Souza Coimbra

    Coimbra, Luiz Alexandre Souza

  • Livia Castro D`avila

    D`Avila, Livia Castro

  • Samuel Vinicius Bonato

    Bonato, Samuel Vinicius

  • Felipe Kopp Leite

    Leite, Felipe Kopp

  • Artur Roberto de Oliveira Gibbon

    Gibbon, Artur Roberto de Oliveira

  • Jorge Luis Braz Medeiros

    Medeiros, Jorge Luis Braz

  • Eliza Antonini Schroeder

    Schroeder, Eliza Antonini

DOI
10.37885/210304029
Publicado em

02/06/2021

Páginas

122-144

Capítulo

9

Resumo

O presente estudo trata-se de uma abordagem que busca identificar, desenhar, medir, monitorar, controlar e melhorar os processos de negócio nas organizações que trabalham ou prestam serviços Aduaneiros e Logísticos para construção de Plataformas Petrolíferas. A ideia é alinhar os processos de negócio à estratégia da organização para que ela obtenha o desempenho desejado. Este trabalho aborda questões sobre identificação de falhas, problemas, execução, fluxograma e mapeamento de processo, de forma, a monitorar, documentar e controlar o fluxo aduaneiro de importação. Para isso, foi feito um trabalho “proposição de planos”, de cunho qualitativo, a saber: estudo de caso. Os dados foram coletados através de observação participante, entrevistas e conversa do cotidiano, na Cidade do Rio Grande no Rio Grande do Sul, no período de março a junho de 2017. Os dados coletados foram organizados, preparados e analisados, desde a transcrição das entrevistas em arquivo pdf, como também, as notas de observação, notas das conversas do cotidiano digitalizadas, áudios e vídeos arquivados. Como principais resultados, encontrou-se falhas entre os fornecedores, os clientes e o próprio prestador do serviço, nestes destacam-se: (i) demora na análise documental; (ii) falta de um banco de dados com descrições de materiais já cadastrados anteriormente; (iii) erros de registro por falta de comunicação e compreensão da utilidade da planilha de registro; (iv) valor cobrado pela prestação de serviço não condiz com que é vendido; (v) a percepção do cliente quanto aos usos internos das ferramentas pelo prestador de serviço; (vi) falta de esclarecimento e base legal de assuntos como consultoria; e (vii) Falta de proatividade e atraso nos registros.

Palavras-chave

Mapeamento de processos; Fluxograma; Identificação de falhas.

Autor(a) Correspondente
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