MAPEAMENTO DE LITERATURA DA REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Code: 201202554
37
11
Título

MAPEAMENTO DE LITERATURA DA REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Lucas Morais do Nascimento

    Nascimento, Lucas Morais do

  • Thainá de Nazaré Silva de Lima

    Lima, Thainá de Nazaré Silva de

DOI
10.37885/201202554
Publicado em

04/02/2021

Páginas

70-82

Capítulo

5

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar um mapeamento de literatura referente ao uso da Realidade Aumentada (RA) na educação matemática, apresentando suas dificuldades e possibilidades dentro do ensino, pois atualmente vivemos num contexto educacional onde é preciso atender e usufruir das novas tecnologias que são propostas, logo a utilização das tecnologias surge como um desafio que precisa ser superado no setor educacional. Deste modo busca pelos estudos foi realizada em fevereiro de 2019, sendo que o método utilizado para fazer o mapeamento estabeleceu os seguintes critérios: estudos que relacionassem a RA com a realidade virtual; que enfatizassem o uso da Realidade Aumentada no ensino; que sugerissem ao menos uma metodologia de ensino empregando a realidade e que relacionassem a educação matemática com a Realidade Aumentada; independente do ano de publicação ou idioma, ao todo foram encontrados 30 estudos. Todavia de acordo com os critérios apenas 8 foram selecionados para servir de base para a nossa pesquisa. Os resultados obtidos apresentaram o grande potencial da utilização da RA no ensino de matemática. Conclusão: acreditamos que a utilização da Realidade Aumentada dentro do ensino de matemática proporciona grandes benefícios no processo de ensino e aprendizagem e melhora a relação entre professor e aluno e aluno e matemática.

Palavras-chave

Educação Matemática; Mapeamento de Literatura; Realidade Aumentada.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.