MAPA DAS RELAÇÕES COMUNICATIVAS NA ANÁLISE DE PREMIAÇÕES JORNALÍSTICAS

Code: 221010710
2
0
Título

MAPA DAS RELAÇÕES COMUNICATIVAS NA ANÁLISE DE PREMIAÇÕES JORNALÍSTICAS

Autor(a):
  • Ricardo Uhry

    Uhry, Ricardo

DOI
10.37885/221010710
Publicado em

29/12/2022

Páginas

879-897

Capítulo

57

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

O artigo parte de uma concepção teórica que procurou apresentar uma visão abrangente, com a proposição do mapa das relações comunicativas a partir das matrizes latino-americanas e dos regimes semióticos de interação, e em que preliminarmente se localizaram desinformação, sensacionalismo, consumismo e pessimismo, dos quais consumismo não foi verificado nos empíricos, sugerindo-se desumanização como um problema da atualidade mediática. Assim, de forma ensaística, relacionou-se a teoria das relações comunicativas aos projetos jornalísticos vencedores de premiações internacionais ao realizar análises discursivas e estudos de casos ilustrativos e os localizar no Mapa das relações comunicativas. Os achados iniciais sugerem que o Mapa pode ser útil para visualizar e facilitar a análise empírica de premiações.

Palavras-chave

Comunicação, teoria, Mapa relações comunicativas, Premiações.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.