LUXO E SOFISTICAÇÃO NAS VITRINES DA BORGES: GENTRIFICAÇÃO COMERCIAL E TURISMO NO ESPAÇO URBANO DE GRAMADO (RS)

Code: 201102349
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Título

LUXO E SOFISTICAÇÃO NAS VITRINES DA BORGES: GENTRIFICAÇÃO COMERCIAL E TURISMO NO ESPAÇO URBANO DE GRAMADO (RS)

Autores(as):
  • Franciele Berti

    Berti, Franciele

  • Daniel Luciano Gevehr

    Gevehr, Daniel Luciano

DOI
10.37885/201102349
Publicado em

27/01/2021

Páginas

42-60

Capítulo

3

Resumo

Enquanto atividade econômica, o turismo consome, transforma [e também produz] espaços para que possa acontecer (LUCHIARI, 1998). Essa condição, resulta em diversas transformações no espaço, manifestadas de acordo com a intensidade da atividade turística, entre outras possibilidades e interesses. É possível afirmar que o turismo é um produto, logo, acompanha as necessidades do mercado (Mesquita, 2006), incidindo no consumo de “mercadorias turísticas” que compõe a localidade, sejam elas paisagens culturais, shows, restaurantes, hotéis, entre outros (AGUIAR 2005).Sob a perspectiva das transformações citadinas, esta análise se faz à luz da teoria de gentrificação, processo observado na área central de Gramado (RS). Partimos do entendimento que gentrificação é um fenômeno segregador, em que ocorre a supressão das classes trabalhadoras de uma determinada área, sendo gradualmente substituídas pela classe média e alta (SMITH, 1979).

Palavras-chave

Gentrificaçāo. Gramado (RS). Espaços urbanos.

Autor(a) Correspondente
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