LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA ADVINDA DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Code: 220609173
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Título

LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA ADVINDA DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores(as):
  • Carla Santos

    Santos, C.N. de J.

  • Fernando Deusdará

    Deusdará, F. F.

  • Geraldo Durães

    Durães, G. M.

  • Marcelo Nagem

    Nagem, M. de P.

  • Jiulliano Mendes

    Mendes, J. C. L.

  • Alexandre Caribé

    Caribé, A. A. da C.

  • Alex Freitas

    Freitas, A. S.

DOI
10.37885/220609173
Publicado em

01/08/2022

Páginas

49-63

Capítulo

4

Resumo

Introdução: As Lutas fazem parte da Cultura Corporal de Movimento, e desta forma deveriam ser utlizadas durante as aulas de Educação Física para o amplo desenvolvimento dos alunos. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi de discursar acerca dos desafios para a inserção e percepção do conteúdo de lutas na Educação Física Escolar. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática que utilizou como instrumento de pesquisa as seguintes bases de dados: Scientific Electronic Lybrary Online (SciELO), Google Acadêmico, Bireme, Lilacs, Medline e Dialnet. Os termos utilizados na busca foram “lutas”, “artes maciais”, “esportes de combate”, “lutas na educação física”, “lutas e violência na escola”. Resultados: Foram encontrados 80 artigos, excluídas 19 duplicatas, e após leitura dos títulos e resumos e do texto na íntegra, foram selecionados 20 artigos para inclusão no estudo. Para análise do material selecionado, foram traçados os seguintes eixos: Identificar a relação entre a prática de lutas e a violência; correlacionar a educação física e as lutas dentro do ambiente escolar; verificar as principais barreiras para a prática das lutas dentro do ambiente escolar. Os principais resultados encontrados apontam que não há relação das lutas com a violência, ao contrário, as lutas trazem uma vasta contribuição para os discentes como lealdade, controle emocional e cordialidade. Conclusão: A realização desta pesquisa possibilitou uma desmonstração que este conteúdo é aplicavel, contrapondo os argumentos contrários à sua prática, auxiliando numa abordagem mais ampla da Cultura Corporal de Movimento.

Palavras-chave

Escola, Lutas, Artes Marciais, Violência.

Autor(a) Correspondente
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