LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA ADVINDA DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Carla Santos
Santos, C.N. de J.
Fernando Deusdará
Deusdará, F. F.
Geraldo Durães
Durães, G. M.
Marcelo Nagem
Nagem, M. de P.
Jiulliano Mendes
Mendes, J. C. L.
Alexandre Caribé
Caribé, A. A. da C.
Alex Freitas
Freitas, A. S.
01/08/2022
49-63
4
EDUCAÇÃO, MÚSICA E ARTES: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR - VOLUME 2
Introdução: As Lutas fazem parte da Cultura Corporal de Movimento, e desta forma deveriam ser utlizadas durante as aulas de Educação Física para o amplo desenvolvimento dos alunos. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi de discursar acerca dos desafios para a inserção e percepção do conteúdo de lutas na Educação Física Escolar. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática que utilizou como instrumento de pesquisa as seguintes bases de dados: Scientific Electronic Lybrary Online (SciELO), Google Acadêmico, Bireme, Lilacs, Medline e Dialnet. Os termos utilizados na busca foram “lutas”, “artes maciais”, “esportes de combate”, “lutas na educação física”, “lutas e violência na escola”. Resultados: Foram encontrados 80 artigos, excluídas 19 duplicatas, e após leitura dos títulos e resumos e do texto na íntegra, foram selecionados 20 artigos para inclusão no estudo. Para análise do material selecionado, foram traçados os seguintes eixos: Identificar a relação entre a prática de lutas e a violência; correlacionar a educação física e as lutas dentro do ambiente escolar; verificar as principais barreiras para a prática das lutas dentro do ambiente escolar. Os principais resultados encontrados apontam que não há relação das lutas com a violência, ao contrário, as lutas trazem uma vasta contribuição para os discentes como lealdade, controle emocional e cordialidade. Conclusão: A realização desta pesquisa possibilitou uma desmonstração que este conteúdo é aplicavel, contrapondo os argumentos contrários à sua prática, auxiliando numa abordagem mais ampla da Cultura Corporal de Movimento.
Escola, Lutas, Artes Marciais, Violência.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.