LUDICIDADE COMO FORMA DE APROXIMAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO COM IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Code: 220910095
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Título

LUDICIDADE COMO FORMA DE APROXIMAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO COM IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Autores(as):
  • Adriana Barni Truccolo

  • Sílvia Letícia Ventura dos Anjos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220910095
    Publicado em

    01/11/2022

    Páginas

    2131-2140

    Capítulo

    146

    Resumo

    O processo de institucionalização da pessoa idosa é fator de estresse, propiciando inúmeras alterações a nível psicossocial, ainda que o ambiente institucional tente oferecer uma base segura e adaptar-se tanto às suas necessidades físicas quanto emocionais, comprometendo, assim, a sua qualidade de vida. O objetivo da presente ação foi o de resgatar o papel da idosa como depositária de conhecimento e sabedoria adquiridos ao longo de sua existência, através da escuta de suas histórias de vida. Atividade de ensino, pesquisa e extensão com abordagem qualitativa, descritiva com relação aos objetivos, de campo com relação ao ambiente onde foi realizada e aplicada com relação à natureza. A população de idosas foi composta por 87 idosas com idade entre 60 anos e 101 anos de idade. Dessas, 34 participaram do projeto de extensão, visto as outras idosas estarem acamadas ou não e comunicam verbalmente. O local de intervenção foi uma instituição de longa permanência para idosos (ILPIs) localizada no município de Alegrete, RS. As atividades foram realizadas uma vez por semana, no turno da tarde pela bolsista de iniciação científica. Como mencionado acima, o objetivo inicial do projeto era escutar as histórias de vida das idosas e nos deparamos com uma grande resistência delas em comentarem sobre suas vidas antes da ida para a ILPI. Dessa forma, encontramos no desenho, em atividades lúdicas, jogos, dança, escutar músicas de décadas passadas, uma excelente ponte de comunicação com as “Vovós”. Os resultados se mostraram positivos, tanto que a instituição nos fez convite para que continuássemos o trabalho lá realizado no próximo ano. Concluímos que as atividades que as “vovós” mais tiveram alegria de participar foram desenho e escutar música. O convívio Inter geracional entre a bolsista e as idosas propiciou a ampliação do papel social da Uergs, proporcionando à acadêmica do curso de Pedagogia a oportunidade de desenvolver estratégias de integração na ILPI.

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    Palavras-chave

    Pessoa Idosa, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Socialização.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH VI

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