LOGBOOK COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO DAS HABILIDADES TÉCNICAS NO INTERNATO HOSPITALAR DE ENFERMAGEM

Code: 200700679
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Título

LOGBOOK COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO DAS HABILIDADES TÉCNICAS NO INTERNATO HOSPITALAR DE ENFERMAGEM

Autores(as):
  • Raphael Colares de Sá

    Sá, Raphael Colares de

  • Claudia Maria Costa de Oliveira

    Oliveira, Claudia Maria Costa de

DOI
10.37885/200700679
Publicado em

11/09/2020

Páginas

164-179

Capítulo

13

Resumo

As metodologias ativas de aprendizagem necessitam de processos avaliativos coerentes com o novo perfil acadêmico e profissional. Nesse contexto, destaca-se o logbook, instrumento de registro pelos alunos dos pacientes observados ou procedimentos executados. Este estudo analisou a utilização do logbook como instrumento de avaliação e autoavaliação das habilidades técnicas desenvolvidas durante o internato hospitalar de enfermagem. Trata-se de estudo do tipo pesquisa-ação de caráter quanti-qualitativo, realizado no Centro Universitário Christus. Foram incluídos acadêmicos de enfermagem cursando a disciplina de Estágio Supervisionado II, equivalente ao internato hospitalar de enfermagem. A pesquisa ocorreu em três etapas: coleta da opinião de especialistas; construção e aplicação do logbook impresso; e realização de grupos focais. Os dados qualitativos foram avaliados através da análise de conteúdo. O consenso de especialistas resultou em 24 habilidades técnicas que compuseram o logbook impresso. A aplicação do logbook demonstrou que apenas o exame físico, a evolução de enfermagem e o curativo simples foram oportunizadas por todos os discentes. O logbook que foi considerado fácil e prático de utilizar, sendo proposto uma versão digital. Os discentes concordaram que o instrumento foi mais adequado para autoavaliação, levando à reflexão sobre a sua experiência prática e identificação de pontos a melhorar, o que estimulava a buscar oportunidades de praticar as habilidades deficientes na sua prática. Em relação à função de contribuir para a avaliação docente, o logbook foi considerado inadequado para avaliar o desempenho do estudante pelo professor. Observou-se que os campos de prática são deficientes em oferecer oportunidades de treinamento técnico aos estudantes, sendo necessário recorrer a estratégias que supram essas necessidades. O logbook, utilizado de forma adicional a outras estratégias, como o portfólio e o hospital simulado, poderá contribuir para a formação discente.

Palavras-chave

logbook; enfermagem; habilidades; avaliação

Autor(a) Correspondente
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