LIVROS ESCOLARES: O ELEMENTO CENTRAL DO TRABALHO DIDÁTICO

Code: 231014585
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Título

LIVROS ESCOLARES: O ELEMENTO CENTRAL DO TRABALHO DIDÁTICO

Autor(a):
  • Jémerson Quirino De Almeida

    ALMEIDA, JÉMERSON QUIRINO

DOI
10.37885/231014585
Publicado em

01/12/2023

Páginas

8-30

Capítulo

1

Resumo

Neste texto buscamos aproximar o leitor a algumas discussões sobre os livros escolares brasileiros. Nosso objetivo específico é demonstrar que estes instrumentos pedagógicos se tornaram os principais elementos do trabalho didático nas escolas de educação básica. Para tanto, faremos uma revisão bibliográfica com autores que discutem o tema. Não buscamos esgotar todas as problemáticas que envolvem o assunto. Antes, temos a intenção de desenvolver discussões que, doravante, nos possibilitem refletir sobre a organização do trabalho didático na educação contemporânea. Nesse sentido, acreditamos que, para alcançarmos os objetivos almejados neste estudo, é necessário fazer um recuo no tempo para compreender a origem da escola moderna. Sendo assim, é fundamental apresentarmos a proposta de Comenius de “ensinar tudo a todos”, disposta em sua obra: a Didáctica Magna. Destarte, pontuamos que nosso artigo compactua com uma concepção teórica específica que se põem a investigar os instrumentos do trabalho didático e seu papel na relação educativa na sociedade burguesa. Procuramos, à luz da leitura de autores clássicos e da teoria marxista, compreender as relações que envolvem a organização do trabalho didático no ambienteescolar.

Palavras-chave

Livros escolares. Trabalho didático. História da educação brasileira.

Autor(a) Correspondente
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