LITERATURA INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DEAMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: PRÁTICA DOCENTE DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA

Code: 201202577
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Título

LITERATURA INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DEAMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: PRÁTICA DOCENTE DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA

Autores(as):
  • Vicente Henrique de Oliveira Filho

    Oliveira Filho, Vicente Henrique de

  • Laurilene Cardoso da Silva Lopes

    Lopes, Laurilene Cardoso da Silva

DOI
10.37885/201202577
Publicado em

04/02/2021

Páginas

643-655

Capítulo

42

Resumo

O objetivo desse artigo é descrever as práticas alfabetizadoras que utilizam a Literatura Infantil nas aulas de matemática, no que concerne, especificamente, o eixo números e operações: os significados da adição e subtração. Partindo do questionamento como é possível a literatura potencializar a aprendizagem em matemática? Pretendeu-se com esse trabalho apresentar a partir do relato de experiência a Literatura Infantil como possibilidade de aprendizagem dos conceitos matemáticos, e como estratégia didática para ampliação e articulação com outras áreas do conhecimento. A atividade aconteceu em uma turma de 2° Ano do Ensino Fundamental em uma escola de Ensino Fundamental no Estado do Maranhão. Os resultados da atividade demonstram que a formação continuada possibilita as professoras segurança no trabalho com a Literatura Infantil e outros recursos que as desafiem na operacionalização no ensino dos conteúdos

Palavras-chave

Literatura Infantil, Matemática, Prática Alfabetizadora.

Autor(a) Correspondente
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