LITERACIA EM SAÚDE: AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE “FERRAMENTA” DE COMUNICAÇÃO “MENSAGEM PARA LEVAR PARA CASA” APLICADA AOS PACIENTES DO AMBULATÓRIO DE UROLOGIA DE UM SERVIÇO PÚBLICO

Code: 240316081
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Título

LITERACIA EM SAÚDE: AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE “FERRAMENTA” DE COMUNICAÇÃO “MENSAGEM PARA LEVAR PARA CASA” APLICADA AOS PACIENTES DO AMBULATÓRIO DE UROLOGIA DE UM SERVIÇO PÚBLICO

Autores(as):
  • Claudio Hideki Toi

  • Bruno Yugi Fernandes Toi

  • Clóvis Antonio Lopes Pinto

  • Rafaela Magalhães Rodrigues Ribeiro

  • Mateus Nobile Salemme

  • Lucas Iago De Souza Trajano

  • Vinicius Maciel Teixeira

  • Luciano Scher Fernandes

DOI
  • DOI
  • 10.37885/240316081
    Publicado em

    30/04/2024

    Páginas

    168-187

    Capítulo

    10

    Resumo

    Introdução: A relação médico-paciente (RMP) e a literacia em saúde são de grande importância na prática médica e podem ter influência direta na saúde do paciente. Grande parte dos pacientes não adere ao tratamento devido à falha de comunicação entre o médico e o paciente ocasionando a falta de compreensão sobre as informações passadas durante a consulta. Também, raramente, o profissional de saúde verifica se o paciente realmente entendeu o que foi explicado, o que pode influenciar negativamente na evolução da doença. Objetivos: Avaliar a efetividade da ferramenta “mensagem para levar para casa sobre meu diagnóstico e tratamento” (THM- take home message). Método: estudo prospectivo analítico e de intervenção.131 pacientes de um ambulatório de urologia de um serviço público de saúde no período de março a julho de 2021 participaram deste estudo randomizado. 69 pacientes foram submetidos à aplicação da “ferramenta” THM e 62 foram do grupo controle. Ambos os grupos responderam a dois questionários. Questionário 1 com questões relacionadas ao nível de compreensão do diagnóstico e tratamento da doença e Questinário 2 (PDRQ-9) instrumento validado que avalia o nível de satisfação do paciente em relação ao atendimento médico Resultados: As pontuações referentes à Questionário 1 relacionada ao entendimento do paciente sobre diagnóstico e tratamento foi de 9,37 no grupo “ferramenta” THM e, no grupo controle, foi de 7,70. O grupo “ferramenta” THM teve pontuação de 4,12 no score do Questionário 2 e no grupo controle, a pontuação foi de 3,73, em um total de 5,0. Conclusão: O presente estudo demonstrou a efetividade da “ferramenta” THM na melhora da RMP em um serviço público de saúde.

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    Palavras-chave

    Relação médico-paciente; Ferramenta de comunicação; Literacia em saúde

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