LIBERDADE DE CONSUMO E A HIPOCRISIA SOCIAL

Code: 230813914
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Título

LIBERDADE DE CONSUMO E A HIPOCRISIA SOCIAL

Autor(a):
  • Thécio Braga

    Braga, Thécio Antônio Silveira

DOI
10.37885/230813914
Publicado em

01/09/2023

Páginas

35-44

Capítulo

3

Resumo

O artigo propõe uma reconstrução normativa para a liberdade de consumo, fundamentando-a na aplicação do princípio da capacidade contributiva para os impostos sobre o consumo, especialmente o ICMS. Para tanto, utilizar-se-á do reconhecimento da sociedade como consumista para destacar a importância do consumo no processo de integração à sociedade, bem como na busca da felicidade, evidenciando a hipocrisia social quanto ao consumo das classes mais pobres. O objetivo é expor que a tributação do ICMS, sem considerar o caráter subjetivo do consumidor, viola a liberdade de consumo, configurando um mote para os conflitos sociais brasileiros. Considerar somente a igualdade formal para tributação do ICMS é desconsiderar as desigualdades de renda presentes em todo território nacional. Tratar isonomicamente todos os contribuintes é desrespeitar o princípio da capacidade contributiva no seu sentido subjetivo, que deveria ser baseado na igualdade aristotélica que visa a equidade entre os sujeitos, isto é, quem pode mais, paga tributo maior.

Palavras-chave

Capacidade Contributiva, ICMS, Consumo, Liberdade.

Autor(a) Correspondente
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