LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NA MICROBACIA DO CORREGO FUNDO, AQUIDAUANA, MS

Code: 220207759
8
6
Título

LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NA MICROBACIA DO CORREGO FUNDO, AQUIDAUANA, MS

Autores(as):
  • Gustavo Mattos Abreu

    Abreu, Gustavo Mattos

  • Bruna Duque Guirardi

    Guirardi, Bruna Duque

  • Lucas Sergio de Sousa Lopes

    Lopes, Lucas Sergio de Sousa

  • Ivaldo da Silva Tavares Júnior

    Tavares Júnior, Ivaldo da Silva

  • Jianne Rafaela Mazzini De Souza

    de Souza, Jianne Rafaela Mazzini

  • Fernanda Raquel Lambrecht

    Lambrecht, Fernanda Raquel

  • Gabriel Soares Lopes Gomes

    Gomes, Gabriel Soares Lopes

DOI
10.37885/220207759
Publicado em

31/03/2022

Páginas

170-179

Capítulo

12

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro em termos de extensão, compreendendo 22% do território nacional. Apesar da amplitude territorial e de sua elevada biodiversidade, tem sido pouco valorizado em termos de conservação. Apenas 0,5% da sua área total está protegida por unidades de conservação de uso restrito e 3,6% protegidos por alguma categoria de unidade de conservação. Com isso, o levantamento fitossociológico assume elevada importância para descrever as estruturas, composição e dinâmica das espécies. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi avaliar fitossociologicamente um fragmento de uma floresta estacional semidecidual na microbacia do Córrego Fundo, em Aquidauana, MS. Método: Foram alocadas 8 parcelas de modo sistemático, em padrão regular, ao longo de 2 transectos. As espécies encontradas foram identificadas de acordo com seus aspectos botânicos. A análise da estrutura horizontal da vegetação foi baseada nos parâmetros fitossociológicos como Densidades Absoluta e Relativa (DAi; DRi), Frequências Absolutas e Relativas (FAi; FRi), Dominâncias relativas (DoR), Índice de Valor de Importância (IVI) Índice de Diversidade de Shannon – Weaver (H’). A análise da estrutura vertical foi realizada a partir da altura das árvores e enquadramento das mesmas nos estratos correspondentes. Resultados: Foram registrados na área estudada a ocorrência de 126 indivíduos arbóreos distribuídos em 13 famílias, 19 gêneros, 20 espécies e 9 indivíduos não identificados. Conclusão: A espécie Magonia pubescens apresentou maior IVI. O H’ total foi de 2,6, caracterizando a área como média-alta diversidade.

Palavras-chave

Ecótono Cerrado-Pantanal, Levantamento fitossociológico, Levantamento florístico, Estrutura florestal, Inventário Florestal.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.