LEVANTAMENTO DIAGNÓSTICO COM A EQUIPE PROFISSIONAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

Code: 200500355
6
7
Título

LEVANTAMENTO DIAGNÓSTICO COM A EQUIPE PROFISSIONAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

Autor(a):
  • Edison Evaristo Vieira Junior

    Vieira Junior, Edison Evaristo

DOI
10.37885/200500355
Publicado em

21/07/2020

Páginas

138-143

Capítulo

17

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar dados sobre as relações interpessoais e o imaginário de profissionais em uma escola pública de ensino fundamental localizada em uma cidade da zona metropolitana de São Paulo. Para isto foi promovido um trabalho de entrevistas com professores de quatro turmas do ensino fundamental do período matutino e também com a equipe de gestão (direção, vice-direção e coordenação pedagógica). Também foram realizadas observações em sala de aula e de outros momentos do horário letivo, como horário de entrada e saída, no que tange ao papel dos profissionais. Através do trabalho diagnóstico realizado foi possível constatar que ainda há entre profissionais de ensino a ideia de responsabilização exclusiva do aluno no chamado “fracasso escolar”, o que tira da instituição de ensino e de seus profissionais a necessidade de reflexão sobre seus métodos pedagógicos.

Palavras-chave

Psicologia Escolar, Psicanálise, Educação, Pedagogia

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.