LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES ARBÓREAS DE COLÉGIOS ESTADUAIS DE SENHOR DO BONFIM, BA: RELATO DE CASO
Simonica Sousa Silva
Silva, Simonica Sousa
Jailton de Jesus Silva
Silva, Jailton de Jesus
Jamille Cardeal Silva
Silva, Jamille Cardeal
José Denilson Silva
Silva, José Denilson
Naara ee Carvalho Silva Santos
Santos, Naara de Carvalho Silva
Aítla Lidiane Hermógenes De S. Jatobá
Jatobá, Aítla Lidiane Hermógenes de S.
31/10/2021
217-226
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A região semiárida do Brasil, tem como característica o baixo índice pluviométrico e as altas temperaturas, sendo a arborização dos espaços escolares uma importante alternativa, permitindo o conforto térmico, estética, inserção de espécies vegetais elementares e a promoção da educação ambiental voltada para a realidade. Este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento de espécies arbóreas de duas escolas estaduais de nível médio, da zona urbana da cidade de Senhor do Bonfim-BA, localizada na região semiárida do Brasil. O levantamento arbóreo foi realizado por meio da pesquisa de campo, conduzida de forma exploratória e descritiva, com procedimentos operacionais como: observação em lócus, documentação a partir da observação e bibliografias especializadas. Foram contabilizados 100 indivíduos arbóreos nas duas unidades escolares avaliadas ̧ havendo preponderância das exóticas sobre as nativas do Bioma Caatinga, com alta frequência das espécies Azadirachta indica, Ficus benjamina e Psidium guajava, respectivamente. A família com a maior diversidade de espécies amostradas foi Anacardiacea. Observou-se a alta concentração das espécies exóticas e o inadequado planejamento na arborização das unidades educativas. Diante dos resultados encontrados, preconiza-se o aprofundamento sobre o bioma caatinga por parte da comunidade escolar, a necessidade de um replanejamento das áreas verdes, com substituição gradativa das espécies exóticas e o monitoramento técnico para manutenção da vida útil das plantas já estabelecidas.
Arborização, Caatinga, Educação ambiental, Exótica.
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