LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES ARBÓREAS DE COLÉGIOS ESTADUAIS DE SENHOR DO BONFIM, BA: RELATO DE CASO

Code: 210906150
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Título

LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES ARBÓREAS DE COLÉGIOS ESTADUAIS DE SENHOR DO BONFIM, BA: RELATO DE CASO

Autores(as):
  • Simonica Sousa Silva

    Silva, Simonica Sousa

  • Jailton de Jesus Silva

    Silva, Jailton de Jesus

  • Jamille Cardeal Silva

    Silva, Jamille Cardeal

  • José Denilson Silva

    Silva, José Denilson

  • Naara ee Carvalho Silva Santos

    Santos, Naara de Carvalho Silva

  • Aítla Lidiane Hermógenes De S. Jatobá

    Jatobá, Aítla Lidiane Hermógenes de S.

DOI
10.37885/210906150
Publicado em

31/10/2021

Páginas

217-226

Capítulo

13

Resumo

A região semiárida do Brasil, tem como característica o baixo índice pluviométrico e as altas temperaturas, sendo a arborização dos espaços escolares uma importante alternativa, permitindo o conforto térmico, estética, inserção de espécies vegetais elementares e a promoção da educação ambiental voltada para a realidade. Este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento de espécies arbóreas de duas escolas estaduais de nível médio, da zona urbana da cidade de Senhor do Bonfim-BA, localizada na região semiárida do Brasil. O levantamento arbóreo foi realizado por meio da pesquisa de campo, conduzida de forma exploratória e descritiva, com procedimentos operacionais como: observação em lócus, documentação a partir da observação e bibliografias especializadas. Foram contabilizados 100 indivíduos arbóreos nas duas unidades escolares avaliadas ̧ havendo preponderância das exóticas sobre as nativas do Bioma Caatinga, com alta frequência das espécies Azadirachta indica, Ficus benjamina e Psidium guajava, respectivamente. A família com a maior diversidade de espécies amostradas foi Anacardiacea. Observou-se a alta concentração das espécies exóticas e o inadequado planejamento na arborização das unidades educativas. Diante dos resultados encontrados, preconiza-se o aprofundamento sobre o bioma caatinga por parte da comunidade escolar, a necessidade de um replanejamento das áreas verdes, com substituição gradativa das espécies exóticas e o monitoramento técnico para manutenção da vida útil das plantas já estabelecidas.

Palavras-chave

Arborização, Caatinga, Educação ambiental, Exótica.

Autor(a) Correspondente
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