LETRAMENTO QUEER - UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ENGAJADA

Code: 230914252
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Título

LETRAMENTO QUEER - UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ENGAJADA

Autor(a):
  • Arielle De Jesus Meireles Teixeira

    De Jesus Meireles Teixeira, Arielle

DOI
10.37885/230914252
Publicado em

30/09/2023

Páginas

314-329

Capítulo

18

Resumo

O presente capítulo defende a pertinência da prática pedagógica do Letramento Queer, uma vez que um dos papéis da escola é possibilitar que os seus cidadãos possam ter acesso aos seus direitos. Assim, compreende-se que o sistema educacional deve atuar em um processo emancipatório contra as práticas normalizadoras e sexistas da sociedade. Os autores Kalantzis, Cope e Pinheiro (2000) e Soares (2009) embasam a discussão quanto ao Letramento, enquanto que Street (2014) e Kleiman (1991) respaldam os apontamentos quanto ao multiletramento e as suas diversas práticas. Por fim, para tratar sobre o Letramento Queer utiliza-se como base teórica Louro (2016) e Miskolci (2012). O desenvolvimento da pesquisa defende que, apesar de complexo, o trabalho com o Letramento Queer é libertador e necessário para o atual contexto sócio histórico brasileiro em que tem-se presenciado a ascensão de uma agenda ultraconservadora na política.

Palavras-chave

Letramento Queer; Multiletramento; Letramento, Educação.

Autor(a) Correspondente
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