LETRAMENTO MATEMÁTICO: OS DESAFIOS NA INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS-MA

Code: 220408639
7
3
Título

LETRAMENTO MATEMÁTICO: OS DESAFIOS NA INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS-MA

Autores(as):
  • José Carlos Roldan Junior

    Roldan Junior, José

  • Daniela dos Reis Mota

    Mota, Daniela R.

  • Jocilandia Nunes da Rocha

    Rocha, Jocilandia N.

  • Lourimara Farias Barros Alves

    Alves, Lourimara F. B.

DOI
10.37885/220408639
Publicado em

02/07/2022

Páginas

529-539

Capítulo

38

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IV

Resumo

Este trabalho apresenta práticas que foram desenvolvidas com base no projeto intitulado: Aulas de Reforço de Matemática no Ensino Fundamental realizado no período de agosto a outubro de 2019. Estas aulas foram realizadas em uma escola pública municipal de Balsas/MA, que teve como objetivo contribuir com a aprendizagem dos alunos reforçando conteúdos matemáticos já trabalhados pelos professores no decorrer do ano letivo. Os conteúdos foram nomeados pelos professores de matemática da instituição supracitada em turmas do 9° ano, que elencaram de acordo com a dificuldade dos alunos. Por isso, o objetivo principal da pesquisa foi analisar essas dificuldades na resolução de situações-problemas. E para contemplar o objetivo geral, foram especificadas duas ações: compreender os desafios para o ensino de resoluções de problemas matemáticos nas turmas do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública de Balsas/MA e descrever as dificuldades dos alunos. Considerando a proposta do projeto, foi realizada uma pesquisa de campo quali-quantitativa, buscando referências que abordam a temática estudada, para que haja um embasamento teórico. A coleta de dados foi realizada por meio de um simulado realizado com 17 alunos, em que foram escolhidas questões que exigia menos interpretação e outras que teriam que contextualizar para chegar à resposta certa e por uma relação dialógica com os alunos foi possível entender suas dificuldades. Posteriormente foi organizada uma tabulação em que os dados foram apresentados em gráficos.

Palavras-chave

Letramento matemático, Interpretações de situações-problemas, Alunos do ensino fundamental.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.