LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: REPENSANDO A PRÁTICA DE ENSINO DA ESCRITA

Code: 220308146
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Título

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: REPENSANDO A PRÁTICA DE ENSINO DA ESCRITA

Autor(a):
  • Patrícia Inacio da Silva

    Silva, Patrícia Inacio da

DOI
10.37885/220308146
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1704-1716

Capítulo

136

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

O discurso sobre o alfabetizar letrando, que permeia as reflexões contemporâneas em torno da prática pedagógica alfabetizadora, vem possibilitando diálogos diversos, desestabilizando velhos conceitos e abrindo novos caminhos. Neste contexto, esta pesquisa propõe investigar sobre o processo de apropriação dos conhecimentos de uma professora acerca da alfabetização e letramento, bem como seus reflexos na prática pedagógica do ensino da língua escrita, tendo como foco os cursos de formação de professores alfabetizadores Pró-letramento e PNAIC. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os procedimentos teórico-metodológicos consistiram em levantamento bibliográfico, análise de documentos e em pesquisa de campo, mediante observação de aulas e aplicação de questionário semiaberto. Os dados foram analisados a partir de três eixos: perfil e formação da professora alfabetizadora, concepções que fundamentam sua prática pedagógica e a própria prática pedagógica. Os resultados evidenciaram que apesar dos avanços conceituais sobre a alfabetização e o letramento, na prática pedagógica, esses avanços ocorrem de forma gradual, e que ainda acontecem equívocos do que seja alfabetizar letrando.

Palavras-chave

Prática pedagógica, Alfabetização, Letramento.

Autor(a) Correspondente
Licença

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