LETRAMENTO CIENTÍFICO NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PÓS-GRADUANDOS
João Batista Oliveira Da Silva
Silva, João Batista Oliveira da
Rochele Da Silva Santaiana
Santaiana, Rochele da Silva
Veronice Camargo Da Silva
Silva, Veronice Camargo da
Paula Terezinha Oliveira Da Silva
Silva, Paula Terezinha Oliveira da
01/03/2024
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O presente artigo teve como objetivo analisar até que ponto as atividades de leitura e escritadesenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Gestão do Currículo na Formação Docente contribuiu para o letramento científico na vida particular e profissional destes egressos. Desta forma, o tema surgiu por se entender que há necessidade de elencar a importância da prática do letramento com o intuito de identificar o diferencial que a pós-graduação pode fazer na qualidade do ensino. A base bibliográfica esta alicerçada em autores como Faria (2009), Ferreira (2018), Silva (2015) e Lea & Street(2006). A pesquisa foi realizada no ano de 2018, a partir da coleta de dados através de questionário específico, utilizando uma abordagem qualitativa junto aos acadêmicos da pós-graduação de uma universidade pública de uma cidade da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que as práticas de leitura e escrita durante o curso de especialização puderam contribuirsignificativamente aos profissionais da educação. Também se constatou que os mesmos passaram a efetivar uma melhor apropriação da leitura e da escrita científica, conduzindo-os ao desenvolvimento de uma criticidade contextualizada e propiciando maior interação com o mundo letrado.
Letramento científico. Prática social. Especialização.
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