LETRAMENTO CIENTÍFICO NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PÓS-GRADUANDOS

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Título

LETRAMENTO CIENTÍFICO NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PÓS-GRADUANDOS

Autores(as):
  • João Batista Oliveira Da Silva

  • Rochele Da Silva Santaiana

  • Veronice Camargo Da Silva

  • Paula Terezinha Oliveira Da Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/231215377
    Publicado em

    29/02/2024

    Páginas

    257-281

    Capítulo

    14

    Resumo

    O presente artigo teve como objetivo analisar até que ponto as atividades de leitura e escritadesenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Gestão do Currículo na Formação Docente contribuiu para o letramento científico na vida particular e profissional destes egressos. Desta forma, o tema surgiu por se entender que há necessidade de elencar a importância da prática do letramento com o intuito de identificar o diferencial que a pós-graduação pode fazer na qualidade do ensino. A base bibliográfica esta alicerçada em autores como Faria (2009), Ferreira (2018), Silva (2015) e Lea & Street(2006). A pesquisa foi realizada no ano de 2018, a partir da coleta de dados através de questionário específico, utilizando uma abordagem qualitativa junto aos acadêmicos da pós-graduação de uma universidade pública de uma cidade da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que as práticas de leitura e escrita durante o curso de especialização puderam contribuirsignificativamente aos profissionais da educação. Também se constatou que os mesmos passaram a efetivar uma melhor apropriação da leitura e da escrita científica, conduzindo-os ao desenvolvimento de uma criticidade contextualizada e propiciando maior interação com o mundo letrado.

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    Palavras-chave

    Letramento científico. Prática social. Especialização.

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