LEITURA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: ANÁLISE DE AÇÕES À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL

Code: 200400008
4
4
Título

LEITURA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: ANÁLISE DE AÇÕES À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL

Autores(as):
  • Luanna Freitas Johnson

    JOHNSON, Luanna Freitas

  • Tainara Braga Lima

    LIMA, Tainara Braga

DOI
10.37885/200400008
Publicado em

15/06/2020

Páginas

177-183

Capítulo

23

Resumo

A leitura sempre se apresentou como um importante subsídio para a formação do cidadão crítico e reflexivo. É papel fundamental da escola, favorecer o desenvolvimento de tal habilidade através de práticas pedagógicas ofertadas pelos professores, mediadores no processo de construção de conhecimento. A presente pesquisa buscou então compreender a importância da mediação pedagógica para a aquisição de habilidades de leitura a partir da teoria Histórico-Cultural desenvolvida por Lev Vygotsky, o qual defende que o homem não nasce pronto, mas precisa da interação com outros para se constituir e modificar o meio em que vive. A pesquisa se configura como qualitativa na modalidade estudo de caso. Nessa perspectiva, buscamos identificar ações de mediações pedagógicas voltadas para a leitura a partir da análise de um projeto denominado Clube de Leitores Pérola do Mamoré, realizado no Campus da Unir de Guajará-Mirim, projeto este que juntamente com seus colaboradores se classificou como instrumento mediador, pois levou todos os participantes a construírem seus próprios conhecimentos através das experiências vivenciadas, e favoreceu ainda a aprendizagem e o desenvolvimento de forma conjunta principalmente ao que se refere a habilidades de leitura.

Palavras-chave

leitura, mediação, pedagógica, apropriação, cultural

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.