LAZER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Hilgeany de Freitas Timoteo Almeida
Almeida, Hilgeany de Freitas Timoteo
Marla Maria Moraes Moura
Moura, Marla Maria Moraes
Maria Leciana da Silva
Silva, Maria Leciana da
Lucielton Mascarenhas Martins
Martins, Lucielton Mascarenhas
Amanda Raquel Rodrigues Pessoa
Pessoa, Amanda Raquel Rodrigues
Milleny Silva da Conceição
Conceição, Milleny Silva da
José de Caldas Simões Neto
Simões Neto, José de Caldas
01/05/2022
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Objetivo principal do trabalho analisar o trato do conhecimento do lazer na disciplina Educação Física, a partir da percepção de professores que atuam na área em escolas estaduais de educação profissional, visando entender como os professores de Educação Física vêm contemplando o lazer ao longo de suas aulas. O presente trabalho é um recorte de um estudo maior, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de campo. O grupo investigado foi constituído por sete professores de Educação Física das escolas de educação profissional do estado do Ceará das seguintes cidades: Crato, Juazeiro, Barbalha e Jardim. A análise de dados foi balizada na análise de conteúdo, proposta por Bardin (2006). O estudo mostrou que os professores de Educação Física em sua maioria reconhecem o lazer como sendo uma área multidisciplinar e que não cabe somente a eles refletirem sobre o tema. Percebe-se também a importância dos professores buscarem conhecer mais sobre o lazer, de investirem em capacitação, para que possam trabalhar a temática com segurança e de maneira significativa. Espera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa contribuam para estudos do lazer na educação, para práxis pedagógica dos professores de Educação Física, para mudanças no currículo das escolas profissionais e melhorias na qualidade do ensino e na valorização da Educação Física e do lazer no âmbito escolar.
Lazer, Educação Física, Professores.
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