LA TEORÍA DE LA ACTIVIDAD PARA EL APRENDIZAJE DESDE LA CONCEPCIÓN DE NINA F. TALIZINA

Code: 210705490
40
23
Título

LA TEORÍA DE LA ACTIVIDAD PARA EL APRENDIZAJE DESDE LA CONCEPCIÓN DE NINA F. TALIZINA

Autores(as):
  • Yulia Solovieva

    Solovieva, Yulia

  • Luis Quintanar Rojas

    Rojas, Luis Quintanar

DOI
10.37885/210705490
Publicado em

13/08/2021

Páginas

142-166

Capítulo

6

Resumo

Desenvolve a concepção original e profunda do processo de aprendizagem na perspectiva da Teoria da Atividade, a partir da compreensão de de Nina Fiodorovna Talízina. O texto traz argumentos que destacam a relação hierárquica que há entre esta concepção e a teoria geral da atividade psicológica, como um paradigma científico fundado pela concepção de L. S. Vigotski sobre a origem histórico-cultural da psique humana. Decompõe essas contribuições em três partes. Inicialmente, apresenta o conceito de atividade de ensino-aprendizagem direcionada à sua estrutura e conteúdo. Posteriormente, a unidade entre ação e conceito é introduzida com a especificação dos tipos de conceitos e tipos de ações. Por fim, são mencionadas as etapas do processo de assimilação do conhecimento dos alunos a partir de ações compartilhadas com o adulto. Ressaltam que esse processo ocorre como uma das formas de aquisição da experiência histórico-cultural e caracteriza uma das etapas do desenvolvimento ontogenético da criança. Discutem a importância dessa concepção para as possibilidades de organização da pesquisa educacional. O capítulo faz, ainda, referência às investigações que foram realizadas e estão previstas para serem realizadas no México, a partir desta concepção com uma contribuição inovadora. Concluem destacando o significado psicológico e pedagógico das contribuições de N. F. Talizina para a organização da atividade docente e os impactos no desenvolvimento psicológico dos participantes. Ao final, os autores apresentam alguns pontos de discussão e passíveis de continuação em estudos futuros, interdisciplinares, da psicologia e da pedagogia, levantados diante dos problemas que o sistema de ensino enfrenta atualmente.

Palavras-chave

Teoria da atividade; Aprendizagem. N. F. Talizina; P. Ya. Galperin.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.