JUVENTUDES: DA ESCOLA QUE TEMOS À ESCOLA QUE QUEREMOS, REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO TERRITÓRIO 17 – SEDUC/PA

Code: 221010668
3
0
Título

JUVENTUDES: DA ESCOLA QUE TEMOS À ESCOLA QUE QUEREMOS, REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO TERRITÓRIO 17 – SEDUC/PA

Autores(as):
  • Erbio Dos Santos Silva

    SILVA, Erbio dos S.

  • Luiz Miguel Galvão Queiroz

    QUEIROZ, L. M. G.

  • Gilmar Pereira Da Silva

    SILVA, Gilmar P.

DOI
10.37885/221010668
Publicado em

01/12/2022

Páginas

49-61

Capítulo

4

Resumo

O texto é resultado de uma investigação realizada entre 2017 e 2018. Tem o propósito de diagnosticar como os jovens percebem suas escolas, de que maneira ela contribui com seu itinerário no ensino médio. A pesquisa foi realizada com a amostragem de 8,5% dos estudantes matriculados nas escolas de Ensino Médio da USE 17/SEDUC. O texto, especificamente é um recorte, reflete a realidade de uma das escolas investigadas. Sendo assim, nos conduz a refletir as necessidades, fragilidades, potencialidades e desencontros do ensino-aprendizagem no ensino médio paraense. As reflexões aqui apresentadas se constituem em uma análise do pensamento juvenil. Por fim, mostra que os jovens tem clareza de que desejam uma escola de qualidade e que esta deve garantir direitos plenos e oportunidades a eles.

Palavras-chave

Juventudes, Ensino Médio, Trabalho.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.