JUNG E A EDUCAÇÃO PARA A PERSONALIDADE

Code: 220609079
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Título

JUNG E A EDUCAÇÃO PARA A PERSONALIDADE

Autor(a):
  • Albertina Laufer

    Laufer, Albertina

DOI
10.37885/220609079
Publicado em

30/08/2022

Páginas

97-110

Capítulo

6

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a educação para a personalidade a partir da psicologia de Carl Gustav Jung (1875-1961). Toma-se por base a obra O Desenvolvimento da Personalidade, onde o autor apresenta a sua visão sobre as três formas de educar: educação pelo exemplo, quando acontece espontaneamente e de modo inconsciente; educação coletiva, aquela que se desenvolve por meio de regras, princípios e métodos e a educação individual, quando se concentra na índole específica de cada indivíduo. Para Jung, ao ingressar na escola, a criança necessita desligar-se da família para poder desenvolver sua personalidade, realidade esta que vem considerada como um segundo nascimento, ou seja, um rompimento simbólico do cordão umbilical, ou ainda, uma diferenciação gradual que a torna consciente de si. A partir desse pressuposto, a escola se constitui num meio eficaz quando auxilia a criança de modo apropriado, e também por ser o primeiro ambiente encontrado por ela fora da família de origem. Neste sentido, o professor não pode resumir-se a um mero transmissor de conceitos, mas necessita atuar como mediador da evolução psíquica da criança. Cabe a ele o contínuo exercício da percepção para poder tocar o íntimo daqueles a quem educa, pois só assim os seus ensinamentos se tornarão em substância vital para a alma de todos. De acordo com o autor, somente educa para a personalidade, quem supostamente tenha se tornado personalidade, ou seja, quem segue em fidelidade à própria lei, denominada por ele de designação. No entanto, ocorre que, em grande parte, pelo não desenvolvimento da personalidade, a voz interior torna-se imprecisa e inconsciente, podendo confundir-se com a voz do grupo e com as suas convenções, passando, em seguida, a ser substituída por elas.

Palavras-chave

Jung, Psicologia Analítica, Educação, Personalidade.

Autor(a) Correspondente
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