JOVENS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL:EMPREENDEDORES? INOVADORES? O DISCURSO NEOLIBERALNAS TRAMAS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

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Título

JOVENS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL:EMPREENDEDORES? INOVADORES? O DISCURSO NEOLIBERALNAS TRAMAS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Autores:
  • Dalvana Silva da Gama

  • Rita Cristine Basso Soares Severo

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220308323
    Publicado em

    01/05/2022

    Páginas

    98-107

    Capítulo

    7

    Resumo

    Este texto traz uma reflexão sobre como o neoliberalismo pode estar avançando sobre a escola e quais seus interesses na educação, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, é realizado um levantamento das contribuições de alguns autores como Foucault e suas análises neoliberais sobre capital humano e como essas análises se estendem para campos que eram considerados não econômicos como educação e cultura, nos apoiamos em Bauman para entender os perigos de difundir este discurso entre os jovens quando vivemos uma realidade de desemprego e poucas perspectivas de ascensão social, utilizamos também de algumas contribuições de Sibilia, Veiga-Neto e Canclini sobre a escola, juventudes e a realidade latino-americana. Também são analisados documentos institucionais do Instituto Federal Catarinense e a Base Nacional Comum Curricular buscando influências do discurso neoliberal de empreendedorismo e inovação em seus textos. Conclui-se que há uma forte investida neoliberal sobre a escola e que esta deve estar atenta quanto aos reais interesses do mercado na educação e se fortalecer enquanto local de acolhimento e encontro de nossas juventudes.

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    Palavras-chave

    Estudos culturais, Juventudes, Currículo, Neoliberalismo, Trabalho.

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