JOVENS AUTORES: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO NOVO ENSINO MÉDIO

Code: 230111806
11
0
Título

JOVENS AUTORES: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autor(a):
  • Arisnaldo Adriano Da Cunha

    Da Cunha, Arisnaldo Adriano

DOI
10.37885/230111806
Publicado em

01/03/2023

Páginas

2120-2132

Capítulo

147

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

O artigo apresenta o projeto “Jovens Autores”, desenvolvido por professores (Filosofia, Artes, Língua Portuguesa e Literatura) e estudantes da Escola de Educação Básica Bertino Silva, município de Leoberto Leal, Santa Catarina. As intervenções pedagógicas visam atender as orientações do currículo escolar BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para o NEM (Novo Ensino Médio) e fundamentadas em Demo (2015), que tem como foco superar o aluno passivo e ouvinte para o aluno ativo, autor e protagonista. Relata e analisa a experiência de escrever e publicar o livro “Cuidado!(Não) Pensar Pode Ser Perigoso”, a partir de questionário on-line aberto disponibilizado aos estudantes e na perspectiva dos professores organizadores. Destaca a experiência como exitosa, apresentando habilidades necessárias para o século XXI, tais como o pensamento crítico, argumentação, comunicação e a colaboração.

Palavras-chave

Jovens autores, Novo ensino médio, BNCC, Aluno, Pensamento crítico.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.