JORNADA DE TRABALHO DOS PROFESSORES E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Code: 210504537
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Título

JORNADA DE TRABALHO DOS PROFESSORES E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Autor(a):
  • Josete Maria Cangussú Ribeiro

    Ribeiro, Josete Maria Cangussú

DOI
10.37885/210504537
Publicado em

31/10/2021

Páginas

40-54

Capítulo

3

Resumo

A qualidade educacional é um dos fatores centrais que sempre desafiou as políticas educacionais, em seus planejamentos e práticas. Refletir sobre a qualidade educacional no contexto da Jornada de Trabalho dos profissionais da educação é o objeto principal deste texto. A implementação curricular demanda do planejamento coletivo entre os professores e suas tarefas no contexto da sala de aula e atividades pedagógicas desenvolvidas com os alunos. Estas atividades somam e perfazem a jornada de trabalho desenvolvida por estes profissionais. Estas condições de trabalho quanto aos espaços e tempos destinados ao fazer docente merecem ser conhecidos e avaliados. Este texto é fruto de estudos literários sobre a temática, observações e registros quanto às condições de trabalho destes profissionais, que permitiram concluir que a qualidade educacional tem uma relação estreita com a qualidade da jornada de trabalho destes profissionais, em suas estruturas e planos de cargos carreiras e salários e que demanda diretamente das políticas de financiamento da educação desenvolvidas nos últimos tempos, com efeito direto sobre a valorização destes profissionais e seus processos de formação inicial e continuada, de remuneração, e das condições de trabalho em todos os seus aspectos, tanto administrativos quanto pedagógicos .

Palavras-chave

Educação, Jornada, Trabalho, Qualidade.

Autor(a) Correspondente
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