JOGOS, ENSINO DE MATEMÁTICA E EJA: COMPREENDENDO POSSÍVEIS ENTRELAÇAMENTOS NA UNIDADE INTEGRADA ELIZA MONTEIRO

Code: 231215276
4
0
Título

JOGOS, ENSINO DE MATEMÁTICA E EJA: COMPREENDENDO POSSÍVEIS ENTRELAÇAMENTOS NA UNIDADE INTEGRADA ELIZA MONTEIRO

Autor(a):
  • Tiago De Oliveira Ferreira

    Ferreira, Tiago de Oliveira

DOI
10.37885/231215276
Publicado em

30/12/2023

Páginas

53-74

Capítulo

4

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender o que se mostra no processo de ensino e aprendizagem de matemática a partir do uso de jogos como recursos pedagógicos, numa turma de EJA na Unidade Integrada Eliza Monteiro, município de Alto Alegre do Maranhão – MA. O estudo realizado baseia-se na pesquisa-ação e foram utilizados como instrumentos/técnicas de coleta dos dados dois questionários [com questões abertas e fechadas], diário de campo do professor e gravação das aulas [os áudios das discussões em sala]. Para análise do material recorreu-se à Análise Textual Discursiva, por meio da qual construiu-se duas categorias: 1. O olhar que se modifica e, 2. O pensamento interpretativo, uma aprendizagem protagonizada e a elevação da autoestima. Os resultados obtidos mostram que antes da aplicação das atividades lúdicas, os alunos possuíam uma crença enraizada de que a matemática é constituída somente por cálculos infalíveis e, por consequência, a viam como uma disciplina complicada e com pouca inovação na forma de se ensinar os conteúdos, após o uso dos jogos em sala, os alunos passaram a reconhecer a presença da matemática em seus afazeres do dia a dia, demonstraram mais interesse em participar das aulas, protagonizaram momentos de aprendizados e elevaram suas autoestimas, vivenciando momentos de descontração desmistificando a matemática como “fria, rigorosa, infalível”. Todavia, observou-se, também, que no início houve um certo receio ao aceitar essas atividades, e que mesmo participando delas, trabalhando, entre outros, situações-problemas do nosso dia a dia, alguns alunos ainda a concebem como uma matéria complicada. Além disso, outros mostraram que, apesar do desenvolvimento de uma aula mais dinâmica abrir possibilidades para que isso aconteça, não necessariamente, sua adoção implicará em aprendizado.

Palavras-chave

Jogos, Ensino de Matemática, EJA.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.