JOGOS ELETRÔNICOS PARA CRIANÇAS: LIMITES E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NO CONTEXTO DE CTS

Code: 230613436
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Título

JOGOS ELETRÔNICOS PARA CRIANÇAS: LIMITES E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NO CONTEXTO DE CTS

Autores(as):
  • Vera Lucia Gonçalves Pires

  • Domício Magalhães Maciel

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230613436
    Publicado em

    01/09/2023

    Páginas

    97-109

    Capítulo

    8

    Resumo

    Objetivo: Caracterizar os impactos do uso de jogos eletrônicos por crianças, observando os limites e as possibilidades formativas, o potencial pedagógico e as contradições no contexto de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Métodos: Realizou-se uma revisão de literatura baseada na seleção de dissertação, trabalhos de conclusão de curso e artigos conforme sua relevância, disponíveis no Banco de Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no Dossiê de Periódicos Eletrônicos Brasileiros e na Scientific Electronic Library Online. Essa busca ocorreu entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. As análises foram baseadas na Análise Textual Discursiva. Resultados: Existem poucas pesquisas acerca do uso de jogos eletrônicos, e não se encontrou nenhuma com abordagem CTS. As pesquisas destacaram que esses jogos podem se transformar em aliados da educação, apontando muitas possibilidades de uso pedagógico significativo para a formação de crianças e adolescentes, pois estão cada vez mais presentes na vida destes e podem ser facilmente acessados por meio de smartphones, tablets e computadores. Contudo, essas pesquisas também sinalizaram os perigos do uso excessivo desses jogos. Conclusão: Recomenda-se a criação de ambientes formativos nas escolas para promover discussões sobre o uso desses jogos na perspectiva CTS.

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    Palavras-chave

    Jogos eletrônicos, uso excessivo, aprendizagem inovadora.

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